Tecnologia

Primeiro relógio com chip de telefonia é lançado na Itália

Gear S2 Classic, da Samsung, vem com um cartão chamado eSIM, compatível com diferentes operadoras

Gear S2 Classic: relógio inteligente da Samsung vem com chip integrado (Divulgação/Samsung)

Gear S2 Classic: relógio inteligente da Samsung vem com chip integrado (Divulgação/Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2016 às 18h01.

Conforme anunciado na Mobile World Congress em Barcelona em fevereiro deste ano, o primeiro  relógio inteligente com o SIMcard incorporado, o eSIM, o Samsung Gear S2 Classic foi lançado nesta segunda-feira, 29, na Itália.

O dispositivo chega ao mercado italiano em parceria com a Telecom Italia (controladora da TIM Brasil) e a fornecedora Gemalto, após lançamento inicial em abril com a operadora Vodafone, na Alemanha. Por enquanto, não há informações da chegada ao Brasil.

As empresas destacam que o smartwatch se conecta à rede móvel da Telecom Italia para executar não apenas dados, mas também chamadas de voz e mensagens de texto. O aparelho utiliza sistema operacional Tizen da Samsung, e a plataforma do eSIM é da Gemalto, que garante gerenciamento e personalização do serviço na rede móvel. O relógio custará 399,90 euros na Itália.

O eSIM promete simplificar boa parte da operação de ativação do aparelho, permitindo inclusive a escolha da operadora com facilidade e rapidez – no caso do Gear S2, é ativado por meio de QR Code. Mas, ainda assim, exige um chip, que passará a vir embutido e soldado no dispositivo. A justificativa para tanto é que o cartão físico é uma camada de segurança necessária, segundo o consórcio da indústria móvel que promove a padronização e que é liderado pela associação global GSMA e envolve, além de operadoras, fabricantes de SIMs e de soluções para os chips, como a Gemalto.

Acompanhe tudo sobre:3GEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularRelógiosServiçosTelecom ItaliaTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos