Tecnologia

Gadget promete aumentar duração de pilhas em até oito vezes

As Batterisers são pequenas capas prateadas que prometem “recuperar” o restante de energia que ainda existe em pilhas que seus dispositivos já consideram como inutilizáveis

Batterise (Batterise)

Batterise (Batterise)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2015 às 14h07.

Um novo aparelho chamado Batteriser criou polêmica na web ao prometer aumentar a duração de pilhas comuns em até oito vezes, com um simples sistema de "capas" que podem ser conectadas e retiradas facilmente pelo usuário. Os autores do projeto pretendem lançar uma campanha na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo, mas antes disso enfrentaram ceticismo de alguns engenheiros, que contestaram sua viabilidade.

Segundo seus idealizadores, as Batterisers são pequenas capas que "recuperam" o restante de energia que ainda existe em pilhas depois de elas já serem inutilizáveis por meios comuns. Para que elas funcionem, basta uma pequena queda na energia – já que a maioria dos aparelhos entende que as pilhas acabaram quando elas não conseguem mais produzir 1,5 volt.

Um dos fundadores do projeto, Bob Roohparvar, demonstrou como as pequenas capas funcionam ao site PCWorld, utilizando um trackpad da Apple. Para isso, ele utilizou duas pilhas AA que estavam com 1,3 volt. Ao colocar as Batterisers e introduzir as pilhas de volta ao trackpad, elas ficaram com 1,5 volt – e bateria de 100%, de acordo com o Mac.

Ao site Geek.com, Roohparvar disse que as Batterisers são como os pequenos clipes que as pessoas colocam nos tubos de pastas de dentes para que consigam espremer até a última gota. O financiamento coletivo será feito para que o projeto continue totalmente independente e “para termos certeza de que todos poderão se beneficiar dele”, disse o fundador.

Alguns usuários de fóruns online como o Hacker News, porém, contestam a viabilidade do projeto. As alegações são de que, de acordo com a curva de perda de energia das pilhas alcalinas AA, seria possível apenas conseguir mais 40% de carga caso sua pilha estivesse inutilizável com 1,25 volt, mas a maioria dos aparelhos não funciona deste modo.

Segundo os comentários, 1,25 volt é a tensão normal de uma pilha AA recarregável, então ela ficaria descarregada com aproximadamente 1,15 volt. De acordo com a curva de perda de energia, você conseguiria menos de 1/5 de carga com as Batterisers.

Fontes: Geek.com e PCWorld.

Acompanhe tudo sobre:GadgetsIndústria eletroeletrônicaINFOProjetos

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos