Tecnologia

O que esperar do evento mais importante do ano do Google

O Google I/O acontece nesta semana e novidades serão reveladas em diversas áreas

Android N: nova edição do sistema do Google terá recursos para melhorar gestão de bateria e internet (Divulgação/Google)

Android N: nova edição do sistema do Google terá recursos para melhorar gestão de bateria e internet (Divulgação/Google)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de maio de 2016 às 05h56.

São Paulo – O Google realiza hoje a abertura do evento anual para desenvolvedores, que é chamado de Google I/O. Novidades serão reveladas ao público para que os programadores possam trabalhar em inovações que chegarão aos consumidores no segundo semestre.

Mas o que esperar desse evento? Uma nova versão do Android? Novidades no campo de inteligência artificial e realidade virtual? Sim, tudo isso e ainda mais algumas coisas. Confira a seguir o que o Google deve apresentar hoje no Google I/O, que acontece nos Estados Unidos.

Android N

O Google já revelou muitos detalhes sobre a próxima edição do Android logo no início de março. Nos últimos anos, a empresa esperou até o I/O para mostrar as novidades do seu sistema móvel. Então, o que esperar do evento neste campo?

Ainda não foram revelados dois pontos importantes sobre o Android N: a data de lançamento para o público e os dispositivos Nexus nos quais ele virá em seu estado puro, como concebido pelo Google. 

Há um rumor recorrente na imprensa internacional de que a HTC seria a fabricante que produzirá o novo Nexus, mas ainda não há confirmação. Vale lembrar que nenhum dos dois Nexus do ano passado chegou ao mercado brasileiro oficialmente e eles só podem ser comprados se importados de outros países.

Realidade virtual

Samsung, Facebook e HTC já entraram no campo da realidade virtual com hardware, ou seja, contam com seus próprios óculos para esse mundo digital que fica bem perto dos seus olhos. 

Óculos de realidade virtual do Google: você pode ter um desses quase de graça (Divulgação)

O Wall Street Journal já indicou que o Google também tem intenção de participar desse jogo. A companhia já flertou com esse segmento no I/O de 2013, quando apresentou o CardBoard, um conjunto de papelão e lentes adequadas para ver conteúdos em realidade virtual sem gastar muito.

O Google já levou o suporte aos vídeos 360 graus ao YouTube e aos sites.

Inteligência artificial

O CEO do Google, Sundar Pichai, já disse neste ano que acredita que iremos migrar de um método de uso de tecnologia móvel para a inteligência artificial. Ele crê no fim dos dispositivos móveis e na ascensão de assistentes inteligentes que ajudam humanos a realizar tarefas ao longo do dia. 

Claro que essa realidade idealizada por Pichai não vai ser revelada nesta semana no Google I/O, ela ainda está em um futuro distante. 

Óculos de realidade virtual do Google: você pode ter um desses quase de graça (Getty Images)

O que veremos, então? 

O principal rumor nessa área é que o Google vai apresentar bots, seguindo a tendência da Microsoft e do Facebook. Eles são as primeiras maneiras do consumidor final ter contato com os resultados de anos de pesquisas com a inteligência artificial.

Chrome OS e Android

Outra provável medida a ser anunciada pelo Google nesta semana é a união do Chrome OS, presente nos Chromebooks, com o Android.

Divulgação/Samsung

Samsung Chromebook: aparelho é o único Chromebook disponível no país ( (Getty Images) )

Esse movimento seria parecido com o que a Microsoft fez com o Windows Phone e o Windows 10 no ano passado. O sistema passaria a ser uma coisa só, aumentanto, assim, a quantidade de apps disponíveis para os Chromebooks.

Android TV

As televisões com sistema Android também devem ter novidades no I/O deste ano. Nada foi relvado ainda, mas algo incomum aconteceu nesta semana. 

Hugo Barra, vice-presidente internacional da Xiaomi e ex-vice-presidente do Android, publicou este tuíte.

Teremos a presença da Xiaomi no evento? Provavelmente, sim.

O Google I/O começa amanhã, às 14h (horário de Brasília), e terá a cobertura de EXAME.com.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle I/OTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos