Tecnologia

Novo recurso do Gmail adivinha o que você vai escrever no e-mail

E-mails serão escritos com ajuda da inteligência artificial da empresa para você não errar na gramática e ganhar tempo

 (Google/Reprodução)

(Google/Reprodução)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 13h00.

Última atualização em 9 de outubro de 2018 às 13h00.

São Paulo – O Google vai ajudar você a escrever seus e-mails. O novo recurso do Gmail é chamado Smart Compose. Lançado em julho nos Estados Unidos, ele chega agora a quatro novos idiomas: espanhol, francês, italiano e português.

A nova função do e-mail do Google utiliza inteligência artificial para fazer recomendações sobre o que será escrito a seguir. Você pode aceitar ou descartar as sugestões que ele oferece.

As tentativas de completar o seu e-mail automaticamente são feitas com base em bilhões de frases comuns. A proposta do Smart Compose é tornar a escrita mais eficiente. Em um paralelo, é parecido com o que fazem os teclados de smartphones, como o gratuito SwitfKey, disponível para Android e iPhone.

A novidade começa a ser liberada hoje (9) e deve chegar a todos os usuários ao longo dos próximos meses, de acordo com o Google.

Veja como ele funciona no gif animado a seguir.

Smart Compose

O Smart Compose estará disponível somente em computadores, e não em dispositivos móveis, ao menos por enquanto. Tanto usuários de contas individuais do Gmail quanto contas do G Suite, voltado para empresas, terão acesso ao novo recurso de composição de e-mails.

Além de prever o que será escrito, a inteligência artificial do Google pode também sugerir palavras com a grafia correta em português e também estruturar frases adequadas às regras gramaticais do idioma, eliminando o tempo de pesquisa para checar se tudo que foi escrito está correto. Essa tecnologia é viabilizada pelo Cloud TPU, que o Google usa também para traduzir conteúdos rapidamente no seu serviço gratuito Tradutor.

Apesar de a Microsoft ser dona do SwiftKey, a empresa ainda não oferece uma solução semelhante ao Smart Compose.

Acompanhe tudo sobre:E-mailGmailGoogle

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos