Tecnologia

Novo experimento do Google quer eliminar publicidade em site

Com a iniciativa, o Google quer provar que é possível manter sites “vivos” e funcionais – e ainda lucrativos – sem a necessidade de enchê-los de anúncios


	Página inicial do Google: o Contributor ainda está em fase de testes, e por isso ainda é preciso solicitar um convite
 (Loic Venance/AFP)

Página inicial do Google: o Contributor ainda está em fase de testes, e por isso ainda é preciso solicitar um convite (Loic Venance/AFP)

share
DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2014 às 10h14.

Apesar de ter uma parte considerável de sua renda vinda de publicidade, o Google anunciou nesta última semana um experimento que quer ajudar a eliminar propagandas de sites – ou ao menos as que vêm dos serviços da própria empresa.

Chamado de Contributor, o projeto funciona quase como um crowdsourcing para páginas. Por ele, usuários interessados em remover anúncios de determinados endereços – vindos do Google, é claro – pagam uma quantia de 1 a 3 dólares por mês. Parte desse valor é repassada aos sites que participam da iniciativa em cada acesso.

Com a iniciativa, o Google quer provar que é possível manter sites “vivos” e funcionais – e ainda lucrativos – sem a necessidade de enchê-los de anúncios, que por vezes são bem incômodos.

A ideia segue a mesma linha de sites que cobram por conteúdo exclusivo ou dão um limite de matérias que podem ser acessadas de graça por mês – o método “paywall”.

Por ora, ainda são poucos os endereços participantes, mas a lista já inclui nomes de bom porte, como o site de notícias Mashable, o humorístico The Onion e o serviço de compartilhamento de imagens Imgur. Com exceção do primeiro, as páginas não tem o volume alto como o de portais, justamente porque a ideia é começar devagar, segundo o GigaOM.

Não é a primeira tentativa do Google de criar uma forma diferente de monetizar sites. Em 2012, por exemplo, a empresa lançou o Consumer Surveys, que permitia aos sites adicionar um questionário em determinadas matérias. Para finalizar a leitura, usuários precisavam respondê-las – e cada dado enviado rendia 5 centavos de dólar à página.

Se tiver interesse em participar do experimento, vale acessar o site oficial. O Contributor ainda está em fase de testes, e por isso ainda é preciso solicitar um convite, mais ou menos como acontece com outros serviços lançados pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:CrowdsourcingEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGooglePublicidadeTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos