Tecnologia

Nova técnica de impressão permite a deficientes visuais “sentir” quadros de museu

O Museu do Prado imprimiu seis das obras mais importantes do seu acervo para a mostra Hoy Toca el Prado

hoy toca el prado (Divulgação)

hoy toca el prado (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2015 às 06h47.

O Museu do Prado, em Madri, criou uma exposição voltada para deficientes visuais. Na mostra “Hoy Toca el Prado”, os visitantes podem passar a mão e sentir a superfície das réplicas, em altíssima definição e três dimensões, de alguns dos quadros mais famosos da humanidade. Entre as obras da mostra, estão quadros de Goya, Da Vinci, El Greco e Velázquez.

As reproduções são resultado de um novo processo de impressão desenvolvido por pesquisadores espanhóis, chamado Didú. No processo, os objetos físicos que “saltam do quadro” são construídos a partir de um método semelhante ao usado por uma impressora 3D, mas utilizando uma nova técnica química.

Após a imagem em alta definição da pintura ser escaneada, a Didú seleciona as texturas e volumes mais adequados para serem reproduzidos e que podem guiar a mão de um deficiente visual. Depois de quarenta horas de trabalho, os elementos definidos são impressos com uma tinta especial. Então, é aplicado o método químico para gerar volume em elementos inicialmente planos.

O resultado final é uma versão bastante similar ao quadro original, mas que pode ser tocada. No total, os visitantes da exposição podem sentir seis pinturas, algumas do Museu do Prado e outras de fora, como a Monalisa de Da Vinci, acompanhadas de placas em braile e audioguias que fornecem mais informações sobre as obras.

A exposição “Hoy Toca el Prado” ficará aberta até 28 de junho no Museu do Prado, em Madri.

Acompanhe tudo sobre:ArteImpressorasINFOQuímica (ciência)

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online