A exigência do PIN não vale para aqueles contatos com quem você já conversa (Aytac Unal/Anadolu Agency/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 23 de agosto de 2024 às 09h49.
Última atualização em 23 de agosto de 2024 às 14h24.
O WhatsApp está testando uma nova função que permitirá aos usuários de Android bloquear mensagens de desconhecidos. A novidade foi revelada nesta terça, 20, pelo site WABetaInfo, que costuma prever as novidades do aplicativo que ainda estejam em fase de testes.
A atualização beta do WhatsApp para Android já tinha revelado que a Meta desenvolve uma ferramenta para permitir associar um nome de usuário ao telefone. Assim, será possível passar o "arroba" (@nome) aos conhecidos em vez do número.
Com isso, as pessoas não vão precisar mais passar seus números a quem não for de seu círculo de amizades ou relacionamentos mais próximos.
Aqueles com quem você já tem uma janela de conversa aberta poderão ainda ver o seu número no aplicativo. No entanto, segundo o site, será possível liberar apenas a visualização do seu apelido para as novas conversas.
Outro recurso que também está em testes, e deverá funcionar junto com o "arroba", é o PIN para o nome de usuário.
Funciona desse jeito: ao habilitar o novo apelido, você poderá dar a ele uma senha de quatro dígitos. Ou seja, para mandar uma mensagem nova ao @, seu contato terá que inserir um PIN.
Assim, só as pessoas para quem você deu a senha poderão lhe enviar a primeira mensagem. Importante: o PIN não poderá ser o mesmo código usado na verificação de duas etapas.
A exigência do PIN também não vale para aqueles contatos com quem você já conversa no aplicativo. A nova função tem o objetivo de dar mais controle a quem pode entrar em contato com você, bloqueando spams de comércios e grupos de disparo de mensagens.