Tecnologia

Nate Silver, o estatístico pop, troca o NY Times pela ESPN

Nate Silver, o estatístico que virou celebridade prevendo o resultado de eleições nos Estados Unidos, está deixando o New York Times para trabalhar na ESPN


	Nate Silver começou a carreira analisando campeonatos de beisebol, mas ganhou fama antecipando resultados de eleições
 (Randy Stewart / Wikimedia Commons)

Nate Silver começou a carreira analisando campeonatos de beisebol, mas ganhou fama antecipando resultados de eleições (Randy Stewart / Wikimedia Commons)

share
Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 23 de julho de 2013 às 12h43.

São Paulo -- Nate Silver, o estatístico que virou celebridade prevendo o resultado de eleições nos Estados Unidos, está deixando o New York Times. Vai trabalhar para a ESPN, o ramo do conglomerado Disney voltado aos esportes. 

A notícia foi dada pelo próprio New York Times, que não deve estar feliz com ela. A saída de Silver é um golpe duro para o jornal. Na época das eleições presidenciais americanas de 2012, seu blog FiveThirtyEight (538 é o total de votos no colégio eleitoral), chegou a gerar 20% das visitas ao site da empresa.

Em outubro e novembro do ano passado, durante vários dias, “538” foi o termo de pesquisa que mais levou gente ao site do Times segundo o serviço online Alexa. Uma reportagem do noticiário New Republic citava Margaret Sullivan, editora do jornal, dizendo que Silver era o autor em maior evidência na publicação.

O matemático não só previu a vitória de Obama como acertou o resultado em 100% dos estados. Seu livro “O sinal e o ruído: por que tantas previsões falham e outras não” chegou aos primeiros lugares nas listas de mais vendidos e foi escolhido pela Amazon como uma das dez melhores obras de não ficção de 2012.

Agora, Silver não só vai migrar seu blog para a ESPN como vai expandir sua atuação para além da internet e dos jornais. Vai participar de programas de TV como comentarista, falando sobre esportes na ESPN e sobre política na ABC News, que também faz parte do grupo Disney. Deve aparecer até na cobertura do Oscar.


Seu contrato de três anos com o New York Times termina no final de agosto. O jornal revela que ele vinha sendo assediado por várias empresas de mídia, incluindo NBC e Bloomberg. Executivos do Times disseram que fariam o possível para renovar o contrato. Na última sexta-feira, porém, Silver comunicou a eles a ida para a ESPN.

Mike Allen, do site Politico, afirma que o jornal nova-iorquino chegou a oferecer a Silver uma equipe de 12 jornalistas e a possibilidade de passar a tratar de assuntos variados em suas análises, incluindo economia e meteorologia.

Mas a Disney, ao que parece, ofereceu mais. Um comunicado da empresa informa que Silver “será editor chefe do blog e vai montar uma equipe de jornalistas, editores, analistas e colaboradores nos próximos meses”.

O blog FiveThirtyEight, hoje parte do site do New York Times, vai voltar a seu endereço original, FiveThirtyEight.com. No mesmo texto, Silver diz: “A variedade e a qualidade dos recursos que a ESPN e a ABC News me apresentaram era convincente e sem paralelo. Não vejo a hora de começar”.

A mudança para a ESPN é uma espécie de volta às origens para Silver, que tem 35 anos e é formado em economia. Ele começou a carreira analisando campeonatos de beisebol e futebol americano mais de uma década atrás. É algo que ele deve voltar a fazer regularmente agora.

Acompanhe tudo sobre:BlogsDisneyEmpresasEmpresas americanasESPNInternetJornaisMatemáticosThe New York Times

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos