Tecnologia

Microsoft quer ser a 3ª no mercado de sistemas móveis

A Microsoft reconhece que não vai conseguir superar Google e Apple no mercado de smartphones nos próximos anos

As vendas do Windows Phone têm sido fracas, mas Steve Ballmer, CEO da Microsoft, vê um futuro melhor pela frente (Justin Sullivan/Getty Images)

As vendas do Windows Phone têm sido fracas, mas Steve Ballmer, CEO da Microsoft, vê um futuro melhor pela frente (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2011 às 11h49.

São Paulo -- Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirma que almeja o terceiro lugar no mercado de sistemas operacionais para smartphones. O anúncio foi feito durante encontro anual de analistas financeiros da empresa, nos Estados Unidos. “Não vou dizer que gosto da nossa posição atual (apenas 2% do mercado), mas estou otimista a respeito do que poderemos nos tornar”, disse Ballmer. “Acredito que estamos em ótima forma para ser o terceiro ecossistema no mundo dos smartphones.”

O executivou afirmou que a companhia tem consciência de suas falhas na corrida pelo controle do setor. “Nós não vendemos tantos aparelhos quanto gostaríamos”, afirmou Ballmer, referindo-se ao desempenho dos smartphones que utilizam o sistema operacional Windows Phone 7, lançado em 2010.

Ele acredita que o relacionamento estreito com a fabricante finlandesa de celulares Nokia deve ajudar a companhia a ampliar a fatia de 2% do mercado mundial. O segmento é liderado pelo Android, do Google, com 43,4%, seguido pelo Symbian, da própria Nokia, com 22%, e pelo iOS, da Apple, com 18%. É importante ressaltar que a Nokia praticamente abandonou a produção de aparelhos com o Symbian – que em 2010 detinha uma fatia de 40% do mercado –, passando a adotar o sistema da Microsoft.

Ele também afirmou que o anúncio da aquisição da Motorola Mobility pelo Google pode favorecer a Microsoft. Nas contas do executivo, a operação pode levar parceiros do Google, como a fabricante coreana Samsung e a taiwanesa HTC, a abandonar o sistema operacional Android.

Tal entusiasmo se apoia em dados de mercado, como os da empresa de análise de mercado IDC, que afirmou que o Windows Phone e suas futuras versões devem alcançar uma fatia de mercado de 20% em 2015, superando o sistema operacional da Apple, com 17%. A Nokia já afirmou que pretende lançar uma nova linha de smartphones com a versão móvel do Windows até o fim do ano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftSmartphonesTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online