Tecnologia

Microsoft lança app gratuito com receitas de chefs brasileiros

O app traz mais de 5 mil receitas de comidas, sobremesas e drinks com passo a passo completo.

App-microsoft (Monica Campi)

App-microsoft (Monica Campi)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 16h31.

Cozinhar pode ser um momento relaxante para muitas pessoas — ou uma arte cheia de mistérios para outras. Mas quem se aventura na cozinha já precisou da ajuda de algum aplicativo ou mesmo recorrer à internet para pegar algumas dicas. O problema é que muitas vezes faltam informações na web e são poucos os aplicativos gratuitos que cumprem o papel de ajudar. 

Pensando nesse cenário, a Microsoft lançou no Brasil o aplicativo “Bing Receitas e Bebidas”, para dispositivos móveis Windows Phone (a partir da versão 8) e para computadores Windows 8 (a versão 8.1 já virá com o app pré-instalado).

O aplicativo, disponível no Brasil desde fevereiro desse ano, já contava com a participação de chefes internacionais renomados como, Wolfgang Puck, Andrew Zimmern, Joël Robuchon, Daniel Boulud e Tom Colicchio. 

Para trazer conteúdo local ao app, a Microsoft firmou uma parceria com a chef e apresentadora Carla Pernambuco, que passou a integrar a equipe de colaboradores do aplicativo no Brasil. Atualmente, o time nacional do app conta também com Palmirinha Onofre, Prazeres da Mesa e Cook Lovers. 

O app traz mais de 5 mil receitas de comidas, sobremesas e drinks com passo a passo completo. Somente da chef Carla Pernambuco são mais de 100 receitas disponíveis e outras 120 devem ser incluídas até o próximo mês. 

“A web é um multiplicador e tem mais alcance que uma TV, por exemplo. Gosto de compartilhar o que sei e o aplicativo traz justamente isso, um resumo do meu trabalho e do que aprendi”, disse Carla, que possui mais de 25 anos de experiência em alta gastronomia. 

O diferencial do app são os vídeos explicativos que ensinam técnicas para serem usadas na cozinha como, por exemplo, dicas para fritar corretamente um filé de peixe e o ponto ideal de um pudim de chocolate.

Todas as receitas possuem fotos do prato finalizado e trazem informações sobre quantidades e ingredientes necessários, além de um passo a passo de como fazer. 

Os ingredientes, inclusive, podem ser enviados para uma lista de compras e essas informações são sincronizadas entre os dispositivos do usuário — computador, tablet e smartphone. Esses dados podem ser selecionados para que a pessoa marque o que precisa ou não comprar no mercado.

Há também um planejador de refeições, para organizar o cardápio da semana. Todas as receitas favoritas podem ser salvas e geram um atalho na área de trabalho do Windows 8. Quem quiser também pode criar uma nova receita, no entanto não há ainda um botão dentro do aplicativo para compartilhar a criação em redes sociais ou para enviar por e-mail.

Usuários de dispositivos móveis podem utilizar o modo “mãos livres” para navegar pela receita enquanto cozinha — para isso basta passar a mão sobre a tela, sem encostar na mesma, evitando de sujar o aparelho durante a preparação. 

Segundo a Microsoft, uma versão do app para iOS e Android está em desenvolvimento e deve ser liberada em breve. Os que ainda não possuem um aparelho Windows ou Windows Phone podem buscar pelas receitas ao fazer uma pesquisa pelo serviço Bing — no entanto, sem o visual presente no aplicativo.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos