Tecnologia

Marcada data para adoção de novo dígito em números celulares

As cidades do interior do São Paulo, o estado do Rio e o Espírito Santo adotarão o nono dígito para telefonia celular


	Celulares: a medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área.
 (Divulgação)

Celulares: a medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h04.

Brasília – As cidades do interior do São Paulo, o estado do Rio e o Espírito Santo adotarão o nono dígito para telefonia celular a partir do segundo semestre deste ano. Para o interior de São Paulo, a mudança passa a valer a partir do dia 25 de agosto. No Rio e no Espírito Santo, o uso do nono dígito começa no dia 27 de outubro. A partir dessas datas, os usuários devem incluir o dígito 9 no início do número do celular.

A Agência Nacional de Telecomunicações estabeleceu prazo limite para a implementação do nono dígito. Para São Paulo, a data limite é 31 de dezembro de 2013 e, para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, 31 de janeiro de 2014. Após a adoção do novo número, as ligações com oito dígitos serão interceptadas e o usuário ouvirá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

A medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área. No ano passado, a mudança foi implementada nos celulares da área 11, em São Paulo. A previsão da agência reguladora é que até o final de 2016 o nono dígito esteja implantado em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:Celularescidades-brasileirasEspírito SantoIndústria eletroeletrônicaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa