Tecnologia

LG anuncia smartphone topo de linha LG G4 com revestimento em couro

A câmera dianteira do aparelho tira fotos com resolução de até 8 MP e tem um sistema de ativação por gestos

LG G4 (Divulgação)

LG G4 (Divulgação)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de abril de 2015 às 15h58.

A gigante sul-coreana LG anunciou, nesta terça-feira (28), o seu novo smartphone topo de linha, o LG G4. Revestido em couro na parte traseira, o aparelho tem potência e tela grandes: são 5,5 polegadas com resolução Quad HD (2 560 por 1 440 pixels). O display tem uma leve curvatura que, segundo a fabricante, reduz em 20% as chances de ele se quebrar, em comparação ao antecessor, o LG G3. A tela é a primeira a utilizar um painel LCD chamado Quantum IPS, equipado com "nano cristais". A LG diz que a imagem tem 25% mais brilho, 50% mais contraste e fidelidade de cores 20% maior.

Em vez do Snapdragon 810 que vimos no LG G Flex 2, o G4 tem um processador Qualcomm Snapdragon 808 de seis núcleos. A empresa diz que o componente é potente como o Exynos 7420 octa-core, usado pela Samsung no Galaxy S6, mas com foco maior na gestão de energia. No entanto, ao escolher o modelo 808 em vez do 810, a marca não oferece aos consumidores a tecnologia de recarga rápida chamada Quick Charge. O S6, nos testes do INFOlab, foi de zero a 100% de carga após passar menos de uma hora e meia na tomada.

A fotografia é uma das principais apostas da LG para o G4. O produto tem câmera de 16 MP com a segunda geração da tecnologia de estabilizações óptica da marca, o que ajuda a tirar boas fotos em ambientes mal iluminados (também por conta da abertura de f/1.8 da lente), segundo a fabricante. O aparelho pode tirar fotos em RAW, o que é uma boa notícia para entusiastas da arte da fotografia.

A câmera dianteira tira fotos com resolução de até 8 MP e tem um sistema de ativação por gestos que permite tirar várias selfies de uma só vez. Pouco antes do anúncio oficial do G4, o paraquedista profissional brasileiro Luigi Cani usou o recurso chamado quick selfie do smartphone para bater um autorretrato em queda livre.

 

Posted by Luigi Cani on Segunda, 27 de abril de 2015

 

Para guardar arquivos, o G4 tem 32 GB de armazenamento interno e, diferentemente do S6, tem suporte para cartão microSD. Fora isso, o G4 virá com um bônus de software do Google: quem comprar o smartphone ganhará 100 GB de espaço no Drive para guardar documentos, fotos e outros arquivos na nuvem. Vale lembrar que a Samsung trocou a parceria com o Dropbox por uma com a Microsoft no Galaxy S6 e oferece aos compradores do aparelho 100 GB de armazenamento no OneDrive, também por dois anos.

O smartphone tem bateria removível com capacidade de 3 000 mAh, ou seja, mais capacidade do que encontramos no concorrente também sul-coreano Galaxy S6, da Samsung. No entanto, a eficiência energética não é aferida somente pela capacidade, mas pela quantidade de energia que componentes como tela e processador consomem. Esse era o principal problema do G3.

Segundo análise do INFOlab, o produto, que foi o primeiro a ter um display com resolução QHD, não conseguia uma longa autonomia de uso com apenas uma carga em razão da tecnologia de retroiluminação LED. A Samsung usa a tecnologia Super Amoled, semelhante ao OLED (que só ilumina os pontos realmente necessários da tela, portanto, economizando energia e melhorando o contraste), há algumas edições da linha Galaxy S, e isso garantiu um aumento progressivo da duração da bateria desses smartphones nos últimos anos.

Com a já citada tecnologia de "nano cristais", a LG promete consumir na tela do G4 11% menos energia do que vimos no G3. Mas ainda não se sabe se isso será o suficiente para que o smartphone se equipare ao S6 no quesito bateria.

O produto ainda não teve preço anunciado no mercado internacional e será vendido inicialmente na Coreia do Sul, país-sede da empresa. O aparelho chegará aos Estados Unidos entre o final de maio e o começo de junho. Se a LG repetir o calendário de lançamentos do ano passado, o G4 deve chegar ao mercado nacional no segundo semestre de 2015.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOLGQualcommSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos