Tecnologia

JBL OnBeat Xtreme

Avaliação do editor Airton Lopes / O design arrojado desta dock da JBL é criativo e funcional. Acima das colunas cruzadas com os falantes, um arco sustenta um suporte com o conectar de 30 pinos da Apple. Nessa peça são encaixados braços para receber o iPhone ou o iPad. Um detalhe bacana: o suporte gira […]

share
DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 10h06.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / O design arrojado desta dock da JBL é criativo e funcional. Acima das colunas cruzadas com os falantes, um arco sustenta um suporte com o conectar de 30 pinos da Apple. Nessa peça são encaixados braços para receber o iPhone ou o iPad. Um detalhe bacana: o suporte gira 90 graus para deixar o iGadget na horizontal, melhorando a exibição de vídeos. A qualidade de áudio é das melhores, com graves bem definidos e agudos limpos. A potência também não decepciona. A OnBeat Xtreme não funciona apenas com os produtos da Apple. Tem Bluetooth e entrada P2, o que significa compatibilidade com a maioria dos smartphones e MP3 players do mercado. No painel de conexões da dock também há uma porta USB no padrão B, o mesmo usado em impressoras. Ela serve para ligar a dock no PC apenas para sincronizar os equipamentos da Apple com o iTunes. O controle remoto da OnBeat Xtreme também tem um formato pouco usual. Porém, a sua ergonomia não é das melhores.

Avaliação de Giovana Penatti / A JBL é conhecida como uma marca que faz produtos para todos os bolsos – e, claro, de potência maior e menor. Depende de cada um analisar o custo-benefício do aparelho que escolher, mas já adiantamos: apesar do preço alto, esta caixa não faz feio perto de marcas top de linha, como Bose e Bang & Olufsen, e tem um valor bem mais em conta.

Para quem gosta de ouvir as músicas do iPod no volume mais alto possível, o OnBeat Xtreme é perfeito. O volume que ele alcança é altíssimo e, surpreendentemente, o som não é prejudicado por isso, apresentando poucas distorções. Dá para confiar apenas nessa caixa para animar uma festa com os amigos. Os graves e médios são excelentes e chegam a fazer a superfície em que o dock está vibrar, apesar dele não ser projetado para usar isso como amplificador.

O som pode ser equalizado de acordo com padrões pré-estabelecidos (music, movies, chat, internet radio e game), mas essa função é confusa. O controle remoto que acompanha o produto é o que permite essas configurações e, assim como o próprio dock, tem o design diferente, levemente arredondado e cabe na palma da mão.

Aliás, o design desta dock é um detalhe à parte. Predominantemente preto com detalhes cromados, seria um belo estilo minimalista se não fosse pelas caixas de som inclinadas e “cruzadas” (os alto-falantes não ficam sobrepostos, mas sim as estruturas onde eles se localizam) que o deixam moderno e elegante. As mesmas cores aparecem no controle remoto e o cromado também está nos botões laterais, que são de aço escovado, enquanto a decoração da caixa é de plástico.

O OnBeat Xtreme parece ter sido feito para usuários da Apple (e até no visual, se considerarmos a preocupação da marca com o design de seus gadgets), já que dá a impressão de faltar uma peça quando o conector de 30 pinos que fica na parte frontal está vazio. No entanto, funciona com outros players que não são “iDevices”, já que há conexões P2 e Bluetooth. Ele também tem uma porta USB padrão B, então só serve para sincronizar o dock com o iTunes; nada de usar um pen drive com faixas em mp3.

O suporte frontal para gadgets rotaciona em 90º para a direita, possibilitando assistir filmes diretamente do iPad. Outra opção ainda mais interessante é utilizar a saída de vídeo composto para assistir ao filme na TV aproveitando o som potente do OnBeat Xtreme. Já as “garras” do suporte, que seguram o gadget no lugar, parecem ser frágeis e até ficamos com medo de quebrá-las durante o ajuste.

O dock vem com um aplicativo que aparece para ser instalado logo que o gadget é conectado, mas ele não é grande coisa e, na verdade, até compensa usar o próprio player do dispositivo, já que não é preciso ter o programa da JBL instalado para usar a caixa.

Apesar da ótima qualidade para reproduzir áudio, o OnBeat Xtreme decepciona ao atender chamadas. Ele funciona como um viva-voz e a qualidade da ligação é igual à de um viva-voz comum. A captação do microfone embutido também é fraca. Com uma caixa tão potente, esperávamos mais.

Ficha técnica

Potência120 W RMS
ConexõesP2, vídeo composto, USB tipo B, Bluetooth
Dimensões44,5 x 24,4 x 23 cm
Peso4 kg

Avaliação técnica

PrósÁudio de boa qualidade; base giratória; reprodução via Bluetooth
ContrasAtendimento de ligações de péssima qualidade; sem outras opções de mídia; sem bateria
ConclusãoApesar do preço alto, vale a pena como um dock de alto nível
Média8.3
PreçoR$ 2599
Acompanhe tudo sobre:Dispositivos de SomDocksJBL

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos