Tecnologia

iPod Touch (quinta geração)

Desde sua primeira geração, em 2007, o iPod Touch enfrentou críticas e comparações diretas com o iPhone. Com similaridades óbvias, que vão desde o design, recursos principais e qualidade da tela, há mesmo a sensação de o gadget ser um smartphone mudo, limitado por não trazer conexão a redes de telefonia e dados móveis. Por […]

share
DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 09h00.

logo-infolab

Desde sua primeira geração, em 2007, o iPod Touch enfrentou críticas e comparações diretas com o iPhone. Com similaridades óbvias, que vão desde o design, recursos principais e qualidade da tela, há mesmo a sensação de o gadget ser um smartphone mudo, limitado por não trazer conexão a redes de telefonia e dados móveis.

Por outro lado, a resistência da Apple pode mostrar que, ao passar de cinco anos, o produto se posicionou como um player independente. Em 2007, a proposta de navegação e games não parecia fazer muito sentido. Hoje o cenário é outro. Os games para dispositivos móveis ganharam gráficos mais empolgantes, recursos de multijogador e competição pelo Game Center.

Com um processador A5 de dois núcleos, o mesmo que equipa o iPhone 4S, o iPod Touch de quinta geração é um bom vetor de games e reprodução de conteúdo. Há, inclusive, uma grande vantagem em relação ao 4S, a tela de 4 polegadas. O LCD é o mesmo do iPhone 5, que traz uma resolução de 1.136 por 640 pixels e oferece ótima resposta aos toques. Para quem joga, não há nenhuma perda em relação ao smartphone, pelo contrário, por ser mais leve, mais fino e contar com uma traseira inteiramente metálica, a jogatina no iPod Touch é mais confortável.

Para recarregar a bateria e transferir arquivos, o novo iPod traz um conector Lightning. Assim como nos novos gadgets da Apple, sua única vantagem é ser encaixado em qualquer posição. Não há nenhum ganho de velocidade. De imediato, um grande ponto negativo é a necessidade de um adaptador para que ele funcione com a maioria das docks e acessórios disponíveis no mercado brasileiro.

O novo fone de ouvido, com design que promete um som com ambientação 3D, não traz um microfone embutido. Mesmo sem rede de celular, o controle para avançar ou retroceder músicas faz muita falta. Outro detalhe, que pode incomodar alguns usuários, é a baixa aderência, o que pode fazer com que ele escape das orelhas facilmente.

No geral, o áudio é cristalino e muito definido. Há uma ausência de força nos graves, mas isso pode ser resolvido com um par de fones de maior qualidade. Ainda preso com o iTunes, algo que provavelmente nunca irá mudar, o iPod tem boa compatibilidade no geral. São aceitos formatos AAC, Protected AAC, HE-AAC, MP3, MP3 VBR, Audible, Apple Lossless, AIFF e WAV. Infelizmente, o FLAC continua de fora. Com videos, a seleção é mediana. Os formatos compatíveis são: H.264 (720 @30fps), MPEG-4 (640 x 480 @30fps), M-JPEG (1280 x 720 @30fps), M4V, MOV , MP4 e AVI.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/8489eb1a467a2d25d591a8fb0481e4a4

Ficha técnica

Armazenamento32 GB
ÁudioAAC, Protected AAC, HE-AAC, MP3, MP3 VBR, Audible, Apple Lossless, AIFF, WAV
VídeoH.264 (720 @30fps), MPEG-4 (640 x 480 @30fps), M-JPEG (1280 x 720 @30fps), M4V, MOV , MP4 e AVI
Tela4"
Dimensões6,9 x 12,4 x 0,61
Peso89 g
Duração de bateria4h13min

Avaliação técnica

PrósCompacto; tela de ótima qualidade; grande oferta de aplicativos
ContrasSem rádio FM; sem entrada para cartão microSD
ConclusãoCom ótimos recursos, o grande impeditivo para o iPod Touch em comparação com o iPhone 4S é seu preço
Qualidade de áudio8,8
Formatos9
Capacidade9
Usabilidade9,1
Extras8,6
Design7,3
Bateria7,2
Média8.4
PreçoR$ 1.119
Acompanhe tudo sobre:AppleiPodMP3 Players

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos