Tecnologia

Invenção genial pode tornar viagens aéreas menos tediosas

O Airhook é um dispositivo simples e engenhoso que facilita o uso de smartphones e tablets em aviões. Arrecadou 72 mil dólares no Kickstarter

Airhook: o dispositivo é simples e deverá ser vendido por 30 dólares (Divulgação)

Airhook: o dispositivo é simples e deverá ser vendido por 30 dólares (Divulgação)

share
Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 1 de agosto de 2015 às 15h08.

São Paulo -- Dê uma volta pelo corredor de um avião em voo e você vai ver muitos passageiros vendo filmes ou lendo num tablet ou smartphone. Mas achar uma posição confortável para isso não é fácil. O Airhook é um dispositivo simples que traz uma solução para esse problema.

O Airhook nasceu da experiência de seu criador, o americano Craig Rabin. Numa viagem de Seattle a San Francisco, ele sentiu dificuldade para achar um lugar apropriado para o tablet enquanto carregava um casaco no colo para não amassá-lo no bagageiro.

Rabin observa que, mesmo quando se usa a mesinha para apoiar o tablet ou smartphone, a tela fica muito baixa em relação aos olhos. Depois de algum tempo olhando para o dispositivo, o pescoço pode até ficar dolorido.

Para resolver o problema, Rabin projetou um suporte plástico muito simples que pode ser preso acima da mesinha quando ela está fechada. 

O suporte mantém firme o tablet ou smartphone, e também inclui um porta-copos. Uma dobradiça permite ajustar a posição da tela quando o banco à frente é reclinado.

Numa impressora 3D, Rabin fez sucessivos protótipos até chegar a um desenho que funcionasse bem. Lançou, então, o projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter. O objetivo era arrecadar 15 mil dólares para fabricar o primeiro lote. Conseguiu 72 mil dólares.

As primeiras pessoas que contribuíram para o projeto no Kickstarter puderam adquirir um Airhook por 15 dólares. Quando estiver disponível comercialmente, o dispositivo deverá custar 30 dólares. É um típico produto que pode fazer sucesso em lojinhas de aeroportos.

Neste vídeo (em inglês), Rabin conta sua história e apresenta o Airhook.

https://youtube.com/watch?v=M7BgAzjXMsk%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:Aviõesgestao-de-negociosIdeiasIndústria eletroeletrônicaInovaçãoSmartphonesTabletsTransportesVeículosViagensViagens de negócioviagens-pessoais

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos