Tecnologia

Internet Explorer ganha mascote com visual de anime

Quem representará o IE é a simpática personagem Inori Aizawa, mantendo a tradição da companhia de usar os desenhos japoneses para representar seus software

Nova mascote do Internet Explorer: moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada (Reprodução)

Nova mascote do Internet Explorer: moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 10h34.

São Paulo - A Microsoft mostrou seus tradicionais traços de bom humor nesta semana. Quase junto ao anúncio do Internet Explorer 11 para Windows 7, a empresa revelou uma nova mascote para o navegador. E quem representará o IE é a simpática personagem de anime Inori Aizawa, mantendo a tradição da companhia de usar os desenhos japoneses para representar seus software.

A moça foi apresentada ao mundo em uma animação interessante, na qual foge de alguns vilões robôs e é aparentemente derrotada. No entanto, no melhor estilo Sailor Moon, ela se ergue e se transforma em uma guerreira (Sailor Explorer, talvez?) para acabar com todos eles com uma única rajada de tiros. Mas chega de descrição, confira o vídeo aí embaixo.

//www.youtube.com/embed/BHTUlF7NA2o?feature=player_embedded


Pode parecer surreal, mas a Microsoft realmente tem um dedo na produção do vídeo. A empresa foi auxiliada pelo Collateral Damage Studios, um estúdio sem obras mais conhecidas do público em geral – mas aparentemente bem talentoso, como dá para ver na página do Facebook.

Vale prestar atenção nos detalhes de cada cena, aliás. Logo de cara, há placas indicando jQuery, Octane e W3C, enquanto nos momentos finais, dá para ver um Surface, um Windows Phone e um livro de regras do mesmo World Wide Web Consortium. A manga do braço esquerdo, por sua vez, representa a barra de URL com os comandos para avançar e voltar, enquanto um tridente aparece na sola da bota da moça – Trident é a engine do IE.

A técnica utilizada para a animação, por sua vez, foi a Cacani, ou Computer Assisted Cel Animation. O sistema gera automaticamente quadros que se encaixam entre os principais – as cenas chave, como as da transformação da Inori na Sailor Explorer, por exemplo. Ele é totalmente baseado na plataforma NET Framework 2.0 – coincidentemente, da Microsoft.


Se a simpática personagem conseguiu cativar você – ou se bateu uma curiosidade –, dá para baixar a nova versão do Internet Explorer pelo link oficial. Por ele, dá para acessar uma página dedicada inteiramente à Inori. Mas se isso não vai mudar sua relação com o navegador, fique com o GIF abaixo.

Tradição nos animes

A Inori Aizawa não é a primeira personagem de anime a representar um produto da Microsoft. Antes dela, o Windows 7, o Windows 8 e o Azure, junto do Visual Studio, ganharam mascotes oficiais – mas apenas no Japão. No caso do último SO, foram dedicadas duas personagens, Madobe Yu e Madobe Ai, cada uma em uma caixa diferente do W8.

Esse fenômeno de antropomorfizar os sistemas operacionais é conhecido como OS-Tan, e envolve ainda versões antigas do Windows e até do Mac OS X, Linux e Android, por exemplo – no caso do SO do Google, as meninas fazem parte até de uma escola em um mangá. No entanto, nem todas elas são, sendo a maioria obra de artistas amadores orientais.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInternetInternet ExplorerMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos