Tecnologia

Ibope e Twitter anunciam ferramenta para medir audiência da TV em redes sociais

A ferramenta fornecerá métricas do alcance e do engajamento dos telespectadores com base em comentários relacionados à TV publicados no Twitter.

twitter-tv (Flickr.com/esthervargasc)

twitter-tv (Flickr.com/esthervargasc)

share
DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 10h14.

O Ibope Media e o Twitter anunciaram uma parceria no desenvolvimento de uma ferramenta que poderá medir a repercussão de programas de TV nas redes sociais. 

A ferramenta “Ibope Twitter TV Ratings” (ITTR) fornecerá métricas do alcance e do engajamento dos telespectadores com base em comentários relacionados à TV publicados no Twitter. 

A intenção é poder ajudar no desenvolvimento de estratégias para anunciantes e emissoras de TV. Quando estiver totalmente desenvolvido, o conjunto de soluções ajudará a medir o total de atividades e alcance ao vivo de conversas relacionadas à TV no Twitter.

A previsão de comercialização da ferramenta no Brasil é para ainda este ano. Em 2015 a solução estará disponível também na Argentina e Colômbia. 

A solução atenderá uma demanda de mercado no Brasil onde 54% dos internautas assistem TV e utilizam a internet ao mesmo tempo — 38% destes usuários comentam em tempo real sobre o que estão assistindo. 

De acordo com o comunicado das empresas, o desenvolvimento do ITTR é uma consequência natural do crescimento de engajamento dos telespectadores nas redes sociais e da necessidade de estabelecer uma métrica de referência para emissoras e anunciantes.

O atendimento para o Brasil será de responsabilidade do Ibope Media e terá sua implementação em um modelo freemium — com funções e dados mais básicos, como a classificação do programa, disponibilizados gratuitamente pelas redes sociais do Ibope Media. Para os clientes que desejarem mais detalhes sobre as análises e os dados, serão oferecidas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo definidas pelas duas empresas. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetINFOInternetRedes sociaisTelevisãoTVTwitter

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos