Tecnologia

Há condições para desligamento da TV analógica em SP, diz Gired

Segundo o Ibope, mais de 90% dos domicílios da região metropolitana estão aptos a receber o sinal digital da TV aberta

TV digital: até o dia 29 de março, devem ser entregues 1,2 milhão dos kits gratuitos para Grande São Paulo e municípios vizinhos (Flickr.com/theophilusphotography/Flickr)

TV digital: até o dia 29 de março, devem ser entregues 1,2 milhão dos kits gratuitos para Grande São Paulo e municípios vizinhos (Flickr.com/theophilusphotography/Flickr)

share
AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de março de 2017 às 16h29.

Última atualização em 29 de março de 2017 às 10h52.

O Grupo de implantação da TV Digital (Gired) informou hoje (28) que as condições para o desligamento do sinal analógico de TV na Grande São Paulo amanhã (29) foram atendidas.

Segundo pesquisa feita pelo Ibope, 92% dos domicílios da região metropolitana estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando ocorrer o desligamento das transmissões analógicas.

Segundo o Gired, se o desligamento tivesse ocorrido dia 24 de março, quando se encerrou a coleta de dados da pesquisa, 95% dos lares paulistanos e dos municípios vizinhos já teriam garantido o acesso à TV, seja por transmissão aberta digital, por parabólicas ou pela TV paga.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700 mega-hertz, que atualmente é utilizada paras transmissões de TV analógica na região será destinada ao serviço 4G de telefonia móvel.

O encaminhamento do Gired favorável ao desligamento será levado para decisão final do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O grupo é formado por integrantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de radiodifusores e de operadoras de telefonia.

Entrega de kits

Até o dia 29 de março, devem ser entregues 1,2 milhão dos kits gratuitos para Grande São Paulo e municípios vizinhos.

Os kits, que contêm conversor, antena e cabos, continuarão a ser distribuídos até 45 dias após o encerramento das transmissões analógicas.

Segundo o Gired, das famílias inscritas no Bolsa Família, 91% já contam com o sinal da TV aberta digital e, nos demais programas sociais, o percentual é 89%.

Nos canais abertos que forem desligados, será ainda transmitida por 30 dias cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas.

Acompanhe tudo sobre:sao-pauloSériesTVTV digital

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos