Tecnologia

Estados Unidos abrem investigação contra empresas de tecnologia

Empresas como Amazon, Facebook e Google serão analisadas pelo Departamento de Justiça em inquérito sobre práticas que prejudicam a concorrência ou o público

Google (SOPA Images / Contributor/Getty Images)

Google (SOPA Images / Contributor/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 23 de julho de 2019 às 19h02.

Última atualização em 23 de julho de 2019 às 19h13.

São Paulo – Amazon, Alphabet (dona do Google) e Facebook estão, agora, na mira do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A investigação tratará sobre práticas de concorrência desleal em setores nos quais essas gigantes da tecnologia atuam, como varejo, buscas online e redes sociais. A informação foi confirmada em comunicado enviado à imprensa.

O Departamento de Justiça americano vai analisar se essas empresas chegaram ao topo de seus respectivos setores se utilizando de práticas que desencorajaram a competição ou se causaram dados aos usuários de seus produtos e serviços. Serão consideradas informações vindas do público e de empresas.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a investigação é um sinal do interesse do advogado-geral William Barr no setor de tecnologia e isso pode levar a uma análise ainda mais aprofundada das gigantes dessa área do que as que são feitas pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) americano e pelo próprio Departamento de Justiça.

Um dos principais pontos de análise será como as empresas cresceram e expandiram a atuação para novos negócios."Sem disciplina, plataformas digitais podem agir de maneiras que não são sensíveis às demandas dos consumidores", disse Makan Delrahim, advogado-geral assistente da divisão antitruste, em nota.

Caso sejam encontradas infrações a práticas saudáveis de competição ou danos aos usuários, penalidades poderão ser aplicadas às maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GoogleJustiça

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos