Tecnologia

Google Street View coloca você dentro da Estação Espacial

O Google Maps permite explorar o interior da Estação Espacial Internacional - e enxergar a Terra do mesmo ângulo dos astronautas

Google (Google/Reprodução)

Google (Google/Reprodução)

share
DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2017 às 17h17.

Última atualização em 24 de julho de 2017 às 17h20.

Quem nunca usou o Google Street View para olhar a fachada da própria casa, visitar um lugar distante ou até rever pessoas queridas? A ferramenta do Google Maps agora também permite bisbilhotar cenários de outro mundo – literalmente.

A novidade, divulgada pela Nasa, é que Estação Espacial Internacional, a ISS, agora faz parte do Google Maps e pode ser explorada pelo Google Street View.

Lá dentro, meia dúzia de astronautas de países parceiros orbita o planeta, fazendo a manutenção dos equipamentos e servindo como experimento vivo para novas descobertas sobre o efeito do espaço no corpo humano.

Agora, qualquer pessoa aqui da Terra tem a chance de explorar a ISS por dentro.

Mais do que um Street View normal, se trata quase de um museu virtual, com imagnes em 360º e botões clicáveis que levam de um cômodo para outro, além de revelar detalhes sobre cada local: o setor de higiene, o de exercício físico e, certamente o mais incrível, a Cupola

Este último módulo, que serve para o monitoramento de operações externas na ISS, permite uma visão incrível da Terra, com seis janelas laterais e uma grande escotilha circular.

A vista é grandiosa, mas o lugar é apertado, comportando apenas dois astronautas de cada vez.

Um dos desafios de fotografar a estação foi exatamente o fato de os ambientes serem apertados e frequentemente ocupados pelos astronautas, que trabalham doze horas por dia (sem esquecer, é claro, de tudo isso rolar em gravidade zero).

A captura das imagens foi feita por Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, que passou o primeiro semestre de 2017 na ISS em parceria com o Google para criar o especial do Street View.

É claro que o Street View é associado ao Google Maps, então foi preciso escolher uma localização dentro da Terra para que ele pudesse ser acessado (infelizmente, o Google ainda não traçou um mapa em 2D do espaço próximo à Terra).

O local escolhido foi a Nasa – que, inclusive, possui outros Street Views interessantes, como visões internas de museus e prédios de pesquisa como o Johson Space Center.

Se você prefere visitar locais menos espaciais, pode visitar outros especiais 360 graus do Street View: acampamentos no Monte Everest, o Lago Ness e os principais sets de gravação da série Game of Thrones.

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Superinteressante.

Acompanhe tudo sobre:GoogleGoogle Street ViewNasa

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos