Tecnologia

Google Play Música é a nova vítima da batalha dos gigantes do streaming

Serviço já não está mais disponível e solicita que usuários migrem para o YT Music, a nova aposta do Google no mercado de streaming

Google Play Música: serviço não está mais disponível (NurPhoto/Getty Images)

Google Play Música: serviço não está mais disponível (NurPhoto/Getty Images)

share
RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 13h02.

Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 13h12.

O Google Play Música está sendo encerrado pelo Google. O serviço de streaming deixou de funcionar nesta quinta-feira, 22, para uma série de usuários que ainda usavam a plataforma em países em que o serviço ainda não havia sido desativado nos últimos meses. Ao abrir o aplicativo, há uma mensagem de que o serviço já não está mais disponível. A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco

Desta forma, aos usuários do serviço, resta a opção de migrar para o YT Music. Ao acessar o serviço pela versão para computador, será possível até dezembro realizar o download da biblioteca musical salva no aplicativo para que ela seja transferida para o streaming de áudio do YouTube. Não é possível transferir a biblioteca do Google Play Música para outras plataformas.

Apesar de inesperado nesta quinta-feira, o fim do Google Play Música não chega a ser uma surpresa. O Google já vinha dando sinais claros de que o foco do streaming musical passaria para o YT Music. Esta é a maior aposta do gigante de Mountain View para combater o domínio do Spotify e do Apple Music no mercado.

Um levantamento da consultoria alemã Statista com dados de 2019 apontava que o Google Play Música tinha 21,7 milhões de usuários no Estados Unidos em setembro do ano passado. O Apple Music figurava na liderança com 44,5 milhões de usuários mensais, enquanto o Spotify aparecia na sequência com 47,7 milhões de ouvintes a cada mês.

Vale destacar que Google e Spotify estão enfrentando uma batalha particular nos bastidores. Em setembro, o Google anunciou que iria mudar as regras da Play Store, sua loja de aplicativos, e que poderia atingir em cheio o faturamento do Spotify para usuários que utilizam o sistema operacional Android em seus smartphones.

Acompanhe tudo sobre:AppleGoogleMúsicaSpotifyStreamingYouTube

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos