Tecnologia

Google lança Android 10 Go, versão mais leve do sistema operacional

Configuração é adequada para smartphones com especificações técnicas mais modestas

Android Go: versão mais leve do sistema operacional do Google já está disponível para download (SOPA Images/Getty Images)

Android Go: versão mais leve do sistema operacional do Google já está disponível para download (SOPA Images/Getty Images)

share
RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 24 de setembro de 2019 às 11h00.

Última atualização em 24 de setembro de 2019 às 11h00.

São Paulo – O Google anunciou a versão Go do Android 10. A configuração mais leve é adequada para smartphones com especificações técnicas mais simples e que podem apresentar lentidão com o sistema operacional tradicional. A atualização já está sendo liberada para download de forma gradual.

Desenvolvida com tecnologia Adiantum, a plataforma é indicada para celulares com no máximo 1,5 GB de memória RAM. Para efeito de comparação, o flagship Galaxy S10 Plus foi lançado neste ano em versões com 8 GB e 12 GB de memória RAM.

A configuração mais leve do sistema operacional do Google permite que smartphones mais simples possam rodar jogos e vídeos sem apresentar lentidão ou travamentos. Ou, pelo menos, funcionem de forma mais lisa do que com a versão tradicional.

Para fazer isso, a plataforma é consideravelmente mais simples do que a tradicional. A Galeria de fotos, por exemplo, conta com menos funções e foi otimizada para ocupar apenas 10 MB de espaço interno do aparelho.

Nas novidades, destaque para a combinação do uso de inteligência artificial com leitura em voz alta no Google Lens. O aplicativo utiliza a câmera do smartphone para identificar um objeto e, então, o descreve para o usuário.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleSistemas Operacionais

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos