Tecnologia

Google implanta editor de vídeo online no YouTube

Um novo recurso no YouTube permite fazer ajustes e aplicar estilos aos vídeos antes de publicá-los

YouTube: agora é possível fazer ajustes nos vídeos no próprio site do Google antes de publicá-los (Reprodução/YouTube)

YouTube: agora é possível fazer ajustes nos vídeos no próprio site do Google antes de publicá-los (Reprodução/YouTube)

share
Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h37.

São Paulo — O YouTube está ganhando um editor online que permite melhorar os vídeos e aplicar efeitos a eles antes de publicá-los. O aplicativo funciona integrado aos demais recursos do site do Google. Quando o usuário publica um vídeo, o YouTube exibe o link Editar Este Vídeo.

Clicando no link, várias opções são oferecidas. Um botão com a frase Estou com sorte, faz o ajuste das cores automaticamente. Se o usuário quiser ter maior controle sobre as operações, há funções para girar o quadro, corrigir cenas tremidas, clarear as sombras, ajustar a saturação de cores e calibrar a temperatura de cor (ajuste que deixa a imagem mais azulada ou mais avermelhada). 

Há, também, uma série de estilos que podem ser aplicados às imagens. Eles permitem, por exemplo, converter o filme para branco e preto ou tons de sépia; ou deixá-lo com aparência antiquada. No final, clica-se em Salvar para processar as mudanças. E, se o resultado não agradar, é possível voltar à versão original do vídeo.

Obviamente, esses recursos simples de edição online não se comparam ao que pode ser feito num aplicativo que roda no computador. O novo editor não permite encadear cenas sobre uma linha do tempo e reordená-las, por exemplo. Mesmo assim, é um acréscimo bem vindo, que pode ajudar a melhorar a qualidade de muitos vídeos informais. 

O YouTube já vem testando o novo recurso há algum tempo, mas só começou a liberá-lo para os usuários ontem. A promessa é que estará disponível para todos em breve. Muitos brasleiros já podem usá-lo. O vídeo abaixo (em inglês) apresenta a novidade.

https://youtube.com/watch?v=G-n9p28Yh8w%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetServiços onlineTecnologia da informaçãoVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos