Tecnologia

Google cria experiências imersivas de óperas e concertos

Google grava vídeo 360º de ópera no Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal: ópera filmada em 360º pelo Google (Divulgação)

Theatro Municipal: ópera filmada em 360º pelo Google (Divulgação)

RK

Rafael Kato

Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 19h44.

O Google lançou nesta terça-feira (2) uma nova seção de seu Instituto Cultural voltada para grandes salas de teatro, concerto e de arte lírica do mundo. O único representante da América Latina no projeto é o Theatro Municipal de São Paulop, que ganhou um tour completo — incluindo bastidores — similar ao Street View, exposições virtuais e a gravação de um trecho de uma ópera em 360º.

O Google mapeou e disponibilizou exposições de 60 teatros, mas apenas 5 deles receberam uma equipe para a gravação em vídeo 360º. Além do Municipal, é possível assistir trechos de apresentações na Ópera National de Paris, do Carnegie Hall, em Nova York, da Royal Shakespeare Company, em Stratford, e da Filarmônica de Berlim.

Na página da casa de espetáculos paulistana no Instituto Cultural do Google, é possível conferir cinco minutos do ensaio geral de Lohengrin, de Richard Wagner, cujas récitas aconteceram no mês de outubro. São três câmeras sobre o palco, que possibilitam uma visão próxima dos artistas, assim como do fosso da orquestra sob a regência de John Neschling.

“Esse projeto abre uma janela do Theatro Municipal para o mundo”, afirma Nabil Bonduki, secretário de cultura da cidade de São Paulo. “Possibilita também uma visão diferente e que nem o frequentador de óperas costuma ter”. Segundo o secretário, a meta é levar a parceria entre a prefeitura e empresa de tecnologia para outras instituições culturais da cidade.

O projeto também disponibilizou quatro exposições virtuais com itens do acervo da Fundação Theatro Municipal, como homenagem aos grandes nomes que se apresentaram no palco do teatro e bastidores de montagens recentes.

O Google e o teatro devem expandir a parceria para digitalização do acervo, incluindo programas, cartazes e gravações em vídeo e áudio.

Clique aqui para ver a página do Theatro Municipal no Instituto Cultural do Google. 

Acompanhe tudo sobre:ArteEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleIndústria da músicaMúsicaTeatroTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos