Tecnologia

Gigantes da tecnologia são acusadas de lucrar com trabalho infantil

As empresas Google, Apple, Microsoft e Tesla foram citadas em um processo movido por 14 famílias congolesas

Microsoft: empresa foi citada em processo sobre exploração infantil no Congo (Mike Blake/Reuters)

Microsoft: empresa foi citada em processo sobre exploração infantil no Congo (Mike Blake/Reuters)

share
DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2019 às 16h30.

Última atualização em 19 de dezembro de 2019 às 20h38.

São Paulo – Gigantes da tecnologia e com valores de mercado que superam a marca de 1 trilhão de dólares, Google, Apple e Microsoft, além da Tesla, foram citadas em um processo judicial movido por 14 famílias do Congo. A justificativa é de que essas e outras empresas podem estar se beneficiando de trabalho infantil realizado no país.

No processo, segundo o The Guardian, os autores citam que as empresas estão cientes de que a exploração de cobalto, material utilizado pela indústria tecnológica, é feita com trabalho infantil no país. O Congo é o maior exportador do minério, sendo responsável 60% do suprimento global do mineral utilizado na produção de baterias de íon-lítio utilizadas em smartphones, computadores e carros elétricos.

Vale destacar que, segundo a BBC, o preço do cobalto, também conhecido como "ouro azul", vem aumentando nos últimos anos. Entre 2016 e 2018, o valor da tonelada do minério chegou a disparar de 26 mil dólares para 90 mil dólares.

Nos últimos anos, autoridades e órgãos internacionais como a International Rights Advocates vêm alertando para o número de mortes, principalmente de adolescentes, nas minas de extração. Segundo a Unicef, entre os trabalhadores há 40 mil crianças trabalham nas minas.

Ao The Telegraph, apenas a Microsoft se manifestou sobre o assunto. A companhia de Redmond informou que está comprometida com a compra de materiais de fontes responsáveis. A empresa comandada por Satya Nadella também informou que está atenta às denúncias.

Acompanhe tudo sobre:AppleGoogleMicrosoftTrabalho escravoTrabalho infantil

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos