Tecnologia

Fornecedora da Apple é acusada de más condições de trabalho

Segundo observadores, condições são perigosas e estão se deteriorando desde que foram destaque há um ano


	Chinês testa um iPhone e um iPad em uma loja da Apple no distrito comercial de Wangfujing
 (Feng Li/Getty Images)

Chinês testa um iPhone e um iPad em uma loja da Apple no distrito comercial de Wangfujing (Feng Li/Getty Images)

share
DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 21h08.

As condições de trabalho na fábrica chinesa que fornece peças para iPads e Macbooks da Apple são perigosas e estão se deteriorando desde que foram destaque há um ano, disseram dois observadores do mercado de trabalho nesta quinta-feira.

A Apple, no entanto, disse que muitos dos problemas foram corrigidos depois de inspeção na semana passada.

O China Labor Watch e o Green America disseram em comunicado conjunto que uma investigação no mês passado na Catcher Technology (Suqian), parte da taiwanesa Catcher Technology, encontrou condições de trabalho perigosas, com substâncias inflamáveis espalhadas no chão de fábrica e saídas de incêndio e janelas bloqueadas.

Os trabalhadores não receberam treinamento de segurança adequados e foram expostos a produtos químicos tóxicos, pois não foram fornecidos equipamentos de proteção "em tempo oportuno ou de qualquer forma", disseram os grupos.

Um relatório de 25 páginas sobre a investigação na fábrica, a mais recente de diversas críticas a vários fornecedores da Apple nos últimos anos, ocorre pouco antes do lançamento do na terça-feira do novo iPhone 6.

O China Labor Watch investigou a mesma fábrica em 2013 e encontrou várias violações a direitos trabalhistas e de segurança. Ele disse que Apple tinha prometido reformas para melhorar as condições, mas as empresas não entregaram.

Em um breve comunicado enviado por email, a Catcher disse: "estamos profundamente preocupados com as reivindicações feitas pelo China Labor Watch, e levaremos o relatório muito a sério. Estamos comprometidos com o código de conduta de fornecedores da Apple e vamos investigar exaustivamente".

Em um comunicado separado, a Apple elogiou as instalações da Suqian por serem consistentemente superiores às normas internacionais de segurança.

"Como resultado de nossas inspeções trimestrais de segurança contra incêndios, a mais recente tendo acontecido na semana passada, a Catcher fez reparos no mesmo dia dos extintores de incêndio quebrados e vencidos, desbloqueou corredores e saídas de incêndio, e acrescentou sinais de saída de emergência que faltavam", disse o comunicado.

A Apple disse que sua auditoria anual em maio havia encontrado "algumas áreas concretas para melhoria" na fábrica, e que trabalhou com a Catcher em um plano para corrigi-las.

Acompanhe tudo sobre:AppleDireitos trabalhistasEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneMacMacBookMacBook AirTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos