Tecnologia

Falso app do BlackBerry Messenger infecta usuários na AL

São Paulo - O app oficial do BlackBerry Messenger (BBM) para iOS e Android ainda não foi lançado pela empresa, mas cibercriminosos conseguiram infectar centenas de...

BBM (Reprodução)

BBM (Reprodução)

share
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

São Paulo - O app oficial do BlackBerry Messenger (BBM) para iOS e Android ainda não foi lançado pela empresa, mas cibercriminosos conseguiram infectar centenas de usuários por meio de uma falsa aplicação. 

O programa foi identificado pela Kaspersky Lab como “Blackberry Messenger - BBM” e estava presente em loja de aplicativos como a Play Store, do Google.

Esta aplicação tinha como foco usuários de língua inglesa, mas analistas da Kaspersky avaliaram um aplicativo disponível na América Latina e descobriram que se tratava de um desenvolvedor falso e sem relações com a empresa BlackBerry.

Ao baixar o aplicativo e aceitar os "termos e condições", um programa chamado “Airpush” é instalado junto com o falso BBM. 

Este app pode coletar determinadas informações, incluindo o ID do Android, o endereço IP, modificar ou apagar dados do cartão SD, obter uma lista dos aplicativos que estão sendo executados e instalação e remoção do sistema de arquivos do telefone.

Os “termos e condições” do falso BBM também menciona que o Airpush pode receber automaticamente o conteúdo da internet e interagir com a sua localização geográfica. Além disso, o programa também funciona como um adware, exibindo propagandas indesejadas no celular. 

Segundo a Kaspersky, o falso BBM já foi retirado da Play Store, mas obteve os dados de mais de 300 IDs durante as poucas horas que esteve ativo. E este número pode representar uma quantidade ainda maior de dispositivos Android infectados. 

Para se proteger, a Kaspersky sugere sempre verificar as informações do aplicativo antes de baixa-lo como dados do desenvolvedor, data de entrada do app na Play Store e acompanhar os anúncios oficiais das empresas.

Acompanhe tudo sobre:AndroidBlackBerryEmpresasGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOMalwareSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos