Tecnologia

Falha no app de emails do iOS deixa hackers roubarem senhas

Bug faz com que app não ignore códigos em HTML nos e-mails, o que abre um bom leque de possibilidades


	Pesquisador diz que alertou a Apple sobre o problema ainda em janeiro
 (Getty Images)

Pesquisador diz que alertou a Apple sobre o problema ainda em janeiro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2015 às 17h28.

São Paulo - Uma aparente vulnerabilidade no app de e-mails do iOS pode deixar as senhas de diversos usuários em risco. Descoberta pelo pesquisador Jan Soucek, a brecha permite que potenciais criminosos roubem as combinações de segurança das contas com uma mensagem maliciosa, que, no exemplo montado, é capaz de criar um pop-up falso no sistema.

A janela que aparece no alto da tela de iPhones e iPads é similar à usada pela própria Apple para pedir as credenciais dos usuários. No caso do golpe, ela aparece assim que um e-mail com a tag meta http-equiv=refresh é recebido.

Como Soucek descobriu, ainda em janeiro deste ano, o código não é ignorado pelo ap – e é justamente esse bug que permite o carregamento de conteúdos remotos em HTML na mensagem.

O JavaScript é desabilitado nessa UIWebView, mas é possível montar um ‘coletor’ funcional de senhas usando HTML e CSS simples, escreveu o pesquisador no GitHub.

O coletor a que ele se refere é na verdade o pop-up mostrado logo que o e-mail é recebido no aparelho do usuário. A janelinha com o campo para senhas é programada para enviar os dados ao servidor e ainda enviar outra mensagem automaticamente, agradecendo.

Na página em que hospeda a prova de conceito da falha, Soucek também diz que alertou a Apple sobre o problema ainda em janeiro. O aviso, no entanto, foi arquivado, e a correção não foi entregue em nenhum dos updates do iOS liberados após o 8.1.2.

Dá para ver como o sistema funciona no vídeo abaixo, que já está quase nas 30 mil visualizações:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHackersINFOInternetiOSiPadiPhoneseguranca-digitalSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos