Tecnologia

Facebook quer criar seu próprio sistema operacional

Companhia de Mark Zuckerberg não quer mais ficar dependente do Android, desenvolvido pelo Google

Facebook: empresa de Menlo Park contratou um desenvolvedor que trabalhou no Windows NT para criar seu próprio sistema operacional (Chesnot/Getty Images)

Facebook: empresa de Menlo Park contratou um desenvolvedor que trabalhou no Windows NT para criar seu próprio sistema operacional (Chesnot/Getty Images)

share
RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 16h20.

São Paulo - Depois da Huawei, outra gigante da tecnologia pode abandonar o sistema operacional Android. Desta vez, e por motivos bem diferentes, não será uma fabricante de smartphones, mas o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg está cogitando criar a sua própria plataforma móvel.

De acordo com o TechCrunch, a companhia de Menlo Park contratou o engenheiro de software Mark Lucovsky. O especialista em sistemas operacionais e que trabalhou na criação do Windows NT, da Microsoft, será o responsável por gerenciar uma equipe que trabalhará para desenvolver uma nova plataforma de comando móvel.

O sistema operacional do Facebook será utilizado nos produtos desenvolvidos pela companhia, como o visor de realidade virtual Oculus e o smart speaker Portal. Atualmente os dois produtos ainda são dependentes do Android. 

“Queremos garantir que a próxima geração tenha espaço para nós”, disse Andrew Bosworth, vice-presidente de hardware do Facebook. “Não podemos confiar no mercado ou em nossos concorrentes para ter certeza de que isso vai acontecer.”

Além disso, o plano é também criar uma plataforma que possa integrar mais rapidamente os serviços comandados pela empresa, como os aplicativos WhatsApp, Instagram e Messenger, por exemplo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a empresa de Zuckerberg tenta criar um sistema operacional do zero. Em 2013, o Facebook chegou a rodar uma versão modificada da plataforma Android em um celular com hardware fabricado pela chinesa HTC. O produto não conquistou o mercado e logo foi abandonado.

Acompanhe tudo sobre:AndroidFacebookmark-zuckerbergSistemas Operacionais

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos