Tecnologia

Facebook passa a ter bate-papo com vídeo via Skype

O Facebook está reforçando a rede social para competir com o Google+. As novidades são três: chat em grupo, mudanças no visual e bate-papo com vídeo via Skype

Mark Zuckerberg anuncia a integração do Facebook com o Skype na sede da empresa em Palo Alto, na Califórnia (Reprodução)

Mark Zuckerberg anuncia a integração do Facebook com o Skype na sede da empresa em Palo Alto, na Califórnia (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 7 de julho de 2011 às 00h50.

São Paulo — O Facebook anunciou três novidades nestas quarta-feira. A mais importante é que a rede social passará a ter, integrado, o recurso de bate-papo com vídeo do Skype. Além disso, conversas por texto podem, agora, ser feitas em grupo. E há, ainda, mudanças no aspecto visual das páginas do site. As novidades parecem ser um contra-ataque ao Google, que vem atraindo atenção com sua nova rede social Google+, aberta há cerca de uma semana.

Tanto o chat com vídeo como as conversas em grupo podem ser iniciados na lista de contatos de bate-papo do Facebook .Quando a opção de conversa com vídeo é escolhida, uma janela se abre com a imagem captada pela webcam do contato, permitindo a conversa. Também na lista de contatos de bate-papo, há a opção de acrescentar alguém a uma conversa por texto, transformando-a num chat em grupo. A principal mudança no design do site é uma nova barra lateral onde vão aparecer os contatos com os quais a pessoa se comunica mais frequentemente.

Ao apresentar as novidades, Mark Zuckerberg soltou algumas farpas em direção ao rival Google: “Nós nos associamos às empresas que fazem o melhor em suas respectivas áreas de atuação. É diferente de certas companhias da internet que preferem fazer tudo sozinhas”, disse ele. A frase é uma clara referência ao Google+, que possui seu próprio recurso de chat com vídeo, o Hangout. O Facebook já fez acordos antes com o Yahoo! e com a Microsoft, que agora está em processo de aquisição do Skype.

O Skype tem 124 milhões de usuários que se conectam ao serviço pelo menos uma vez por mês, e 560 milhões de pessoas registradas. Esse número deverá se somar aos 750 milhões de usuários do Facebook que, agora, poderão usar o serviço dentro da rede social. Isso poderá ser feito sem que seja necessário instalar o aplicativo do Skype no computador.

Quando Zuckerberg primeiro mencionou o anúncio de hoje, na semana passada, ele disse que haveria novidades “incríveis”. Na verdade, nenhuma das três novidades anunciadas é inéditas. Chat em grupo e conversas com vídeo já estão disponíveis em serviços como o Windows Live Messenger, o FaceTime da Apple, o Google+ e o próprio Skype.

Segundo o Facebook, os novos recursos começam a ficar disponíveis hoje para alguns usuários. Ao longo das próximas semanas, serão liberados em todos os cerca de 70 idiomas em que o Facebook está disponível. Até o momento, as novidades não aparecem para os brasileiros. Mas quem quiser experimentar o chat com vídeo pode fazê-lo numa página específica.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisSkypeVídeosVoiP

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos