Tecnologia

Fabricação nacional de smartphones crescerá 63% em 2013

Levantamento divulgado pela Abinee, entidade que representa os fabricantes deste setor, mostra que houve aumento de 78% na produção e venda de smartphones durante 2012


	Smartphones: participação dos telefones inteligentes no mercado de handsets vai saltar de 27% neste ano, para 40% do total produzido no País em 2013
 (Divulgação)

Smartphones: participação dos telefones inteligentes no mercado de handsets vai saltar de 27% neste ano, para 40% do total produzido no País em 2013 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 18h00.

São Paulo - As vendas de smartphones andam em ritmo acelerado e já impactam, inclusive, as estratégias da indústria do setor elétrico e eletrônico.

Levantamento divulgado pela Abinee, entidade que representa os fabricantes deste setor, mostra que houve aumento de 78% na produção e venda de smartphones durante 2012, enquanto os handsets convencionais, os chamados feature phones, tiveram sua presença reduzida no mercado, com queda de 25%.

Para o próximo ano, estima-se que haja um aumento de 63% na fabricação de smartphones e uma retração de 9% na produção de aparelhos com menos recursos. “Eles (smartphones) estão substituindo os aparelhos convencionais”, comenta o diretor de economia da Abinee, Luiz Cesar Elias Rochel.

Com isto, a participação dos telefones inteligentes no mercado de handsets vai saltar de 27% neste ano, para 40% do total produzido no País em 2013.

Com estes números, o mercado de smartphones conseguiu ajudar no desempenho do segmento de telecomunicações como um todo, que teve crescimento de 14% neste ano, incluindo equipamentos para redes de telecom.

Tablets

Outro device que tem ganhado em volume de produção é o tablet. Conforme projeção da entidade, a fabricação destes dispositivos deve saltar de 2,8 milhões de unidades para 5,4 milhões até o final de 2013.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústria eletroeletrônicaIndústrias em geralPrevisões para 2013setor-eletroeletronicoSmartphonesTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos