(Silas Stein/Getty Images)
Redator freelancer
Publicado em 31 de maio de 2024 às 14h28.
Última atualização em 31 de maio de 2024 às 14h29.
O WhatsApp Web nasceu há quase 10 anos e, de lá para cá, ele ganhou inúmeros recursos que tornam a experiência de uso do mensageiro mais popular do mundo mais e mais uniforme. Seja pelo smartphone ou pelo PC, você dificilmente perde algum recurso do app da Meta.
Mas e quanto a usar várias contas ao mesmo tempo? Será que isso é possível? É o que este artigo vai lhe mostrar a seguir:
Oficialmente, o WhatsApp Web não permite que você se conecte a mais de uma conta, normalmente restringindo seu acesso ao primeiro login feito. Entretanto, é possível contornar esse parâmetro de segurança e abrir não só duas, mas diversas outras contas.
Os processos são variados, simples de serem seguidos e todos vão para o mesmo lugar. Entretanto, é importante ressaltar que a Meta – dona do WhatsApp – está sempre revisando sua aplicação e, com uma simples atualização, pode impedir qualquer um dos processos a seguir no futuro.
Embora tenha “Web” no nome, o WhatsApp Web pode ser acessado por meio de uma aplicação própria, instalada no seu computador por meio da sua loja de aplicativos favorita (ou até mesmo o site oficial do WhatsApp). Essa possibilidade de acesso via app ou via navegador é o que nos permite abrir várias contas ao mesmo tempo. Para isso, faça o seguinte:
A instalação do app dedicado do WhatsApp Web oferece um risco: a Meta, dona do app de mensagens, pode atualizá-lo com algum parâmetro que reconheça mais de uma tentativa de login, barrando a segunda e priorizando a primeira – ela já faz isso nos smartphones, afinal.
Para isso, há um “contorno” a ser usado da seguinte forma:
Mas e quando o seu navegador não comporta a abertura de abas anônimas (ou quando elas não são tão “anônimas” assim e reconhecem a conta logada em outra janela)? Bom, a solução mais óbvia é usar dois navegadores.
Felizmente, o processo é o mesmo das dicas anteriores:
Atualmente, não há como utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois computadores distintos. O mais próximo disso é o chamado “Modo Companheiro” que a Meta introduziu ao app de mensagens em novembro de 2022 e que permite que você use a mesma conta em dois smartphones. Para isso, faça o seguinte:
O que vai acontecer em seguida é um “espelhamento”. Basicamente, suas conversas e funções principais do WhatsApp no primeiro dispositivo serão copiadas ao segundo. E qualquer atualização feita no segundo será refletida no primeiro.
Há, no entanto, algumas ressalvas: o dispositivo secundário não poderá fazer chamadas de voz ou vídeo, já que ele precisa de uma “linha” atrelada ao app – e isso só está no primeiro smartphone. O segundo aparelho também não poderá salvar, criar ou editar novas figurinhas nas conversas.
Ah, e o Modo Companheiro exige a conexão constante à internet e só permite um dispositivo secundário por vez. Se quiser adicionar outro aparelho, terá que desconectar algum dos anteriores.
O Modo Companheiro tem alta serventia, por exemplo, para jornalistas de tecnologia: comumente, recebemos smartphones para testes e, ao invés de termos que ajustar uma segunda conta apenas para isso, nós usamos o Modo Companheiro para refletirmos o nosso aparelho pessoal no modelo que estamos avaliando.
Sair do WhatsApp Web é tão fácil quanto…bem, quanto se conectar a ele. E o melhor é que você pode fazer isso tanto pelo PC conectado à versão web, como pelo smartphone que age como “dono” da conta. Para isso, faça o seguinte:
Leia também: