Grupo de três pessoas segura smartphones nas mãos. (Divulgação / Getty Images)
Redatora freelancer
Publicado em 21 de março de 2024 às 18h01.
Compartilhar a internet do celular é uma forma rápida e prática para se conectar quando não há rede disponível no local ou para dividir os dados com quem está sem acesso à rede. É possível rotear a internet do iPhone e do Android em poucas etapas.
Nos dois tipos de aparelho, a internet pode ser compartilhada via Wi-Fi, Bluetooth e cabo USB.
Confira abaixo um tutorial para compartilhar internet pelo seu celular em cada um dos modelos:
A função "Acesso Pessoal" no iPhone permite compartilhar a conexão de dados móveis do dispositivo com outros aparelhos via Wi-Fi, USB e Bluetooth. Essencialmente, transforma o iPhone em um ponto de acesso móvel, proporcionando uma forma prática de conectar outros dispositivos à internet quando uma rede Wi-Fi tradicional não está disponível.
Quando ativada, a função cria uma rede Wi-Fi que outros dispositivos podem detectar e se conectar usando uma senha definida pelo usuário. Além disso, ao conectar o iPhone a um computador via USB, o acesso pessoal pode fornecer internet ao computador, ao mesmo tempo que o carrega. O compartilhamento de internet via Bluetooth permite a conexão com dispositivos que suportam este tipo de comunicação, oferecendo uma alternativa quando o Wi-Fi e o USB não são opções viáveis.
A opção de Acesso Pessoal é integrada nos sistemas operacionais iOS e iPadOS, sendo facilmente acessível nas configurações do dispositivo. Esta funcionalidade é particularmente útil em viagens, reuniões fora do escritório ou em qualquer situação onde a conexão de internet via celular seja necessária para outros dispositivos.
O método de compartilhamento via Wi-Fi no iPhone cria uma rede sem fio que vários dispositivos podem acessar, funcionando de maneira semelhante ao Android, mas com uma integração com o ecossistema da Apple, com facilidade de conexão para dispositivos iOS e Mac.
Compartilhar a conexão de internet do seu celular Android também pode ser feito de três maneiras principais: via Wi-Fi, USB e Bluetooth, cada uma adequada a diferentes necessidades e situações.
A seguir, confira os passos detalhados para cada um dos métodos de compartilhamento de internet para aparelhos Android.
O compartilhamento via Wi-Fi permite conectar múltiplos dispositivos à internet de forma semelhante a um roteador convencional, oferecendo praticidade e velocidade.
A conexão via USB, por sua vez, é ideal para uma conexão estável e rápida com um único dispositivo, geralmente um computador, e também pode carregar o telefone simultaneamente.
O compartilhamento via Bluetooth, embora mais lento que as outras opções, é útil para economizar energia e conectar dispositivos que não suportam Wi-Fi ou USB, como fones de ouvido ou relógios inteligentes.
Para saber o nome da rede (SSID) ao compartilhar a internet e entender como alterá-lo, tanto no iPhone quanto no Android, siga as orientações abaixo:
Para verificar e alterar o nome da rede no iPhone quando está usando o Acesso Pessoal:
No Android, para visualizar e modificar o nome da rede Wi-Fi (SSID) e a senha durante o compartilhamento de internet:
Quanto à possibilidade de compartilhar a Wi-Fi diretamente, isto é, usar o dispositivo como um repetidor de sinal Wi-Fi, o iOS e o Android padrão não suportam essa funcionalidade nativamente. Em geral, os dispositivos permitem compartilhar a conexão de dados móveis, mas não a rede Wi-Fi à qual estão conectados.
Enquanto ambos os sistemas oferecem a funcionalidade de roteamento de internet, há diferenças na interface e em algumas opções específicas.
No iPhone, o processo é geralmente mais direto, com menos opções de personalização.
Nos dispositivos Android, é possível ajustar configurações como a banda de frequência do Wi-fi e limitar o número de conexões.
Usuários podem enfrentar problemas como conexão lenta, dificuldade em conectar dispositivos ou consumo excessivo de dados.
Para solucionar, verifique a cobertura e força do sinal celular, reinicie os dispositivos envolvidos e certifique-se de que as configurações de roteamento estão corretas. Monitorar o uso de dados ajuda a evitar a exaustão rápida da franquia de internet.