Símbolo do Wi-Fi (Thinkstock)
Redator freelancer
Publicado em 27 de maio de 2024 às 18h02.
Última atualização em 27 de maio de 2024 às 18h36.
Conectar-se a uma rede wi-fi é certamente uma conveniência, seja ela pública (restaurantes e afins) ou privada (a sua empresa ou sua casa, por exemplo). E como os sistemas operacionais móveis já fazem há tempos, basta apenas uma conexão confirmada para que ela fique armazenada e, sempre que você estiver pela região, você novamente fique online por ela.
Mas isso nem sempre se traduz para “saber a senha”, certo? Às vezes, a nossa conexão é tão antiga que nos esquecemos desse detalhe, acomodados com a interação entre o roteador e o nosso celular sem perguntar esse dado importante. Mas por vezes podemos precisar de um lembrete, então veja dicas de como resgatar a senha para futuras interações.
Quando nos conectamos à rede Wi-Fi pelo Android, o mais comum é sermos informados da senha apenas na primeira vez, esquecendo dela nas conexões posteriores por já a termos “salva” no dispositivo. Entretanto, essa senha está lá – ou precisaríamos pedir permissão sempre que quiséssemos utilizar a conexão, certo?
Para encontrar o registro dessa senha, basta seguir os passos abaixo:
Como encontrar senhas de Wi-fi salvas no iPhone ou iPad
No caso dos dispositivos da Apple, a situação requer um pouquinho mais de atenção. Para começar, certifique-se de que seu sistema operacional (“iOS” para iPhones; “iPadOS” para iPads) esteja rodando na versão 16.1 ou posterior.
No caso de aparelhos com versões anteriores à 16.1, o processo é parecido, mas tem algumas alterações:
É importante ressaltar que o Keychain Access só existe em sua versão mobile para aparelhos com versões do iOS ou iPadOS anteriores à 16.1. Nesta versão e nas que vieram após ela, o processo foi absorvido pelo próprio sistema a fim de ampliar sua segurança com mais camadas.
Em outras palavras: não tente usar o Keychain Access em versões recentes dos sistemas operacionais.
Apesar de suas inúmeras versões, o Windows, sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, mantém seus controles sistêmicos mais ou menos uniformizados, então a dica a seguir vale para todas as versões desde o Windows 7 até o atual Windows 11.
Como descobrir a senha no macOS
Considerando o quanto a Apple gosta de criar camadas de proteção para assegurar a privacidade de seus usuários, encontrar uma senha Wi-Fi previamente salva no sistema é surpreendentemente fácil:
O Linux, de uma forma geral, é um sistema operacional destinado a quem tem mais familiaridade com linhas de código ou comandos um pouco mais complicados que o “aperte e clique” do Windows e do macOS. Claro que isso não quer dizer que você tenha que ser um programador e, dependendo da distribuição usada (Ubuntu, Mint e afins), isso pode ser mais fácil ou mais difícil.
Por isso, o método abaixo pode ser usado em qualquer formato do sistema operacional aberto, sem restrição:
Com isso, todas as informações pertinentes à conexão selecionada – incluindo a sua senha – serão exibidas na tela.