Tecnologia

Este smartphone quase fez a Apple parar de vender o iPhone

Fabricante chinesa tem investimento do Baidu, segundo o Wall Street Journal

Baili 100c: iPhones 6 e 6 Plus teriam infringido patente de design do smartphone da Shenzhen Baili (Divulgação/Shenzhen Baili)

Baili 100c: iPhones 6 e 6 Plus teriam infringido patente de design do smartphone da Shenzhen Baili (Divulgação/Shenzhen Baili)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de junho de 2016 às 16h05.

São Paulo – Fora da China, poucos conhecem a Shenzhen Baili Marketing Service Co, uma fabricante de smartphones. No entanto, ela foi a responsável pela breve suspensão das vendas dos iPhones 6 e 6 Plus no país durante algumas horas em maio, de acordo com uma reportagem da Bloomberg, publicada na última sexta-feira (17). 

O Departamento de Propriedade Intelectual de Pequim deu vitória para Shenzhen Baili em uma disputa de patente de design. A acusação é que a Apple teria infringido patentes ao criar os modelos 6 e 6 Plus do iPhone e, por isso, as vendas deveriam ser suspensas. Porém, a marca americana recorreu da decisão e os aparelhos continuam à venda na China. O país é o maior mercado da Apple fora dos Estados Unidos. 

O site CRI fez um breve comparativo dos smartphones, destacando as diferenças visuais mais aparentes nos dois produtos. Veja abaixo. 

Reprodução/CRI

De acordo com o Wall Street Journal, "Shenzhen Baili" pode ser um outro nome para a Digione, uma startup de fabricação de smartphones similar à Xiaomi. Segundo fontes de jornal, o Baidu, conhecido como Google da China, é um dos grandes investidores da empresa desde 2013.  

Não é a primeira briga judicial da Apple por patentes na China. A companhia teve que pagar 60 milhões de dólares para obter a marca iPad no país e há também uma batalha contra uma empresa que faz cadernos, bolsas e carteiras com o nome IPHONE.

No Brasil, a Apple ainda luta contra a Gradiente, que detém o nome da marca iPhone e chegou até a lançar smartphones com esse nome por aqui. 

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaBaiduCelularesChinaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online