Tecnologia

Esta foi a resposta de Steve Jobs ao saber que ele havia demitido uma funcionária do Google: ":)"

Troca de e-mails de Steve Jobs e Google mostra como a vida dos funcionários é tratada como negócio

steve mau (Getty Images)

steve mau (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 18h04.

Além de divulgar documentos de brigas entre a Apple e o Google em 2005, o site PandoDaily também revelou como funcionava o cartel das empresas de tecnologia nos Estados Unidos na hora de contratar pessoas. Uma série de documentos mostra a troca de e-mails entre Steve Jobs e Eric Schmidt sobre um problema em suas "políticas" de aquisição de talentos.

As duas empresas teriam feito um acordo para evitar o "roubo" de funcionários entre elas, pressionando os salários do mercado para baixo.

Em 7 de março de 2007, uma recrutadora do Google enviou um e-mail sondando um funcionário da Apple para uma vaga  — violando assim o pacto entre as empresas. O mesmo e-mail teria chegado a Jobs, que reencaminhou a mensagem para Schmidt dizendo:

“Eric,

Eu seria muito grato se o seu departamento de recrutamento parasse de fazer isso.

Obrigado,

Steve”

No dia seguinte, Schmidt contatou os responsáveis pelo RH do Google e pediu uma explicação para o ocorrido. Quase que imediatamente, Arnnon Geshuri, executivo sênior de recursos humanos do Google, respondeu à Schmidt que a funcionária seria demitida e que a tentativa de contratação de funcionários da Apple não voltaria a acontecer. A linguagem usada é direta: segundo Geshuri, a funcionária seria 'desligada' em menos de uma hora.

Para intensificar a mensagem, Shona Brown, vice-presidente de RH do Google, enviou um e-mail reforçando a mensagem. Ela teria pedido para que isso servisse de exemplo aos outros recrutadores.

Na manhã do dia 9 de março de 2007, Schmidt enviou um e-mail para Steve Jobs pedindo desculpas e assegurando que a sondagem de funcionários não aconteceria novamente.

Depois de conseguir o que queria, Jobs encaminhou o e-mail de Schmidt para a responsável pelo RH da Apple, Danielle Lambert, com um sorriso:

 

Documentos

As trocas de e-mails estão em um processo na Corte Federal dos Estados Unidos sobre o suposto cartel das empresas de tecnologia. Além de Google e Apple, estão em julgamento outras companhias como a Intel, AOL e IBM.

Todos documentos estão disponíveis no site da PandoDaily.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEric SchmidtGoogleINFOPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos