Tecnologia

EE lança primeiros serviços 4G no Reino Unido

Operadora lançou sua rede 4G em 11 cidades britânicas, para conduzir os consumidores britânicos à era da banda larga de alta velocidade


	Modem 4G
 (Wikimedia Commons)

Modem 4G (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 17h47.

Londres - A operadora de telefonia móvel EE lançou sua rede 4G em 11 cidades britânicas nesta terça-feira, o que lhe oferece vantagem diante dos rivais na corrida para conduzir os consumidores britânicos à era da banda larga de alta velocidade, que permite chats em vídeo e navegação rápida na Internet móvel.

O lançamento surge apenas algumas semanas depois que a joint venture entre a Orange, da France Telecom, e a T-Mobile, da Deutsche Telekom, obteve aprovação para lançar o serviço, enquanto as rivais Vodafone, O2 (do grupo Telefónica) e Three (do grupo Hutchison) terão de esperar até o ano que vem.

"Estamos investindo 1,5 bilhão de libras (2,4 bilhões de dólares) em nossa rede para sermos a primeira companhia a oferecer redes móveis 4G no Reino Unido, além da maior rede 3G", disse Olaf Swantee, presidente-executivo da EE.

A Ofcom, a agência regulatória da telefonia móvel britânica, permitiu que a EE reaproveitasse frequências existentes de telefonia para seu 4G, que oferece velocidade de acesso cinco vezes superior à 3G. As demais operadoras precisarão obter frequências adicionais em um leilão no começo do ano que vem, ou, no caso da Three, adquirir acesso às frequências da EE.

A decisão foi uma medida calculada da Ofcom para acelerar a introdução das redes 4G e forçar as operadoras a concordarem com um cronograma para o leilão de frequências e entrada em operação do novo serviço, depois de um prolongado atraso.

A EE estabeleceu para as redes 4G preço de acesso 10 a 20 por cento mais alto que suas tarifas 3G, com plano básico de 36 libras mensais. Todos os planos permitem uso ilimitado de chamadas de voz e mensagens de texto.

Acompanhe tudo sobre:4GEuropaInternetInternet móvelPaíses ricosReino UnidoTelefonia

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos