Tecnologia

E3 será marcada por disputa entre PS4 e Xbox One

Maior feira de games do mundo começa nesta terça em Los Angeles e deve seguir até quinta

Trabalhadores realizam os últimos preparativos para a conferência E3 2013 (Electronic Entertainment Expo), que acontece em Los Angeles, na Califórnia (Patrick T. Fallon/Reuters)

Trabalhadores realizam os últimos preparativos para a conferência E3 2013 (Electronic Entertainment Expo), que acontece em Los Angeles, na Califórnia (Patrick T. Fallon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 11h18.

São Paulo - A maior feira de games do mundo, a E3 (Electronic Entertainment Expo), começa nesta terça-feira (11), mas as grandes companhias dos jogos digitais já iniciam sua competição pela atenção dos gamers desde hoje (10), com a Sony e a Microsoft apresentando mais detalhes sobre seus novos consoles.

Embora os sucessores do PS3 e do Xbox 360 já tenham sido revelados (em fevereiro e em maio, respectivamente), PS4 e Xbox One ganharão mais detalhes e mostrarão todos seus potenciais durante as conferências das duas empresas.

A aceitação dessas novas máquinas deve definir o futuro comercial desse tipo de produto. Muitos especialistas apostam que essa oitava geração de consoles será a última, devido a uma série de fatores, como a ascensão do serviço Steam, a alta capacidade de hardware dos PCs e os altos custos dos games para essa plataforma.

Ambos os consoles, no entanto, tentarão mostrar o contrário, com auxílio de novas arquiteturas de processamento, mais amigáveis aos desenvolvedores, diversas funções sociais e novos recursos para transformar o aparelho em um centro de mídia - extrapolando sua característica principal, ligada quase inteiramente aos jogos.

Exclusivos - Uma das grandes armas dos consoles dessa geração serão os games que só poderão ser jogados neles. A Microsoft prometeu anunciar 15 jogos exclusivos - sendo oito deles de franquias inéditas - e a Sony também oferecerá uma nova leva de jogos para suas plataformas (em torno de 40 distribuídos entre PS3, PS4 e PS Vita).

Em crise, a Nintendo preferiu não utilizar a E3 dessa vez para promover as novidades com relação ao Wii U, seu console atual (que acumula péssimos resultados em vendas). Ainda assim, novos jogos não devem faltar para o sistema e a expectativa é que novos títulos de franquias clássicas, como Zelda, Mario e Metroid possam ser anunciados nesta semana.

A E3 ocorre entre 11 e 13 de junho, mas fique atento para as conferências que já acontecem hoje - e que você poderá acompanhar pelo INFO Games.

Acompanhe tudo sobre:E3Games

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos