Tecnologia

Dropbox ganha versão em português do Brasil

O Dropbox, um dos mais populares serviços de armazenamento de fotos e documentos na nuvem, passa a contar com aplicativos em português brasileiro

O português é o oitavo idioma em que o Dropbox está disponível (Divulgação)

O português é o oitavo idioma em que o Dropbox está disponível (Divulgação)

share
Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de julho de 2013 às 12h12.

São Paulo — Depois de ver sua base de usuários no Brasil crescer velozmente, os criadores do Dropbox, um dos mais populares serviços de armazenamento de fotos e documentos na nuvem, resolveram dar mais atenção ao país. O serviço passa a oferecer apps para PCs, smartphones e tablets em português brasileiro.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira, em São Paulo, por executivos do Dropbox. Os apps para Android, Windows e Mac estarão disponíveis em português hoje, enquanto o app para iOS deve ganhar sua versão brasileira nos próximos dias. Além disso, o site do Dropbox na web vai ganhar um novo desenho de menus.

A empresa não revela quantos usuários tem no Brasil, mas diz que o crescimento foi de mais de 100% em 2012. Só durante o Carnaval deste ano, os brasileiros enviaram 1 milhão de fotos para o Dropbox. E há a expectativa de um aumento ainda maior no nas transferências de arquivos durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

No mundo, o Dropbox contabiliza 100 milhões de usuários. Diariamente, eles atualizam 1 bilhão de arquivos na nuvem por meio de 500 milhões de equipamentos conectados. 


“Desde que a empresa foi fundada, em 2007, a maneira como as pessoas usam o serviço tem mudado. No início, as pessoas armazenavam principalmente documentos na nuvem. Hoje, 90% do conteúdo no Dropbox são fotos”, diz Jon Ying, diretor criativo da empresa.

Desde o ano passado, a Dropbox mantém um acordo com a Samsung em toda a América Latina. Quem compra um smartphone Galaxy S III ou Galaxy Note II (e, em breve, também o Galaxy S IV) leva 50 gigabytes de armazenamento na nuvem por dois anos.

Além disso, a Dropbox está empenhada em divulgar a interface de programação (API) do serviço no Brasil. Ela permite que outros aplicativos armazenem arquivos no Dropbox. Nesta semana, a empresa faz uma palestra na USP onde os desenvolvedores são o público principal. “Queremos que mais aplicativos brasileiros usem o Dropbox”, diz Dan Wheeler, um dos principais engenheiros da Dropbox.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneComputação em nuvemDropboxEmpresasInternetiPadiPhoneServiços online

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos