Tecnologia

DiDi, dona da 99, faz parcerias para aprimorar mobilidade verde no Brasil

DiDi e BYD, Dahruj e IturanMob assinaram um projeto de internacionalização para veículos elétricos nacionais chineses

Conhecida formalmente como Xiaoju Kuaizhi Inc., a Didi foi criada em 2021 pelos sócios Cheng Wei e Jean Liu e atualmente possui mais de 493 milhões de usuários ativos espalhados por 15 países (Pavlo Gonchar/Getty Images)

Conhecida formalmente como Xiaoju Kuaizhi Inc., a Didi foi criada em 2021 pelos sócios Cheng Wei e Jean Liu e atualmente possui mais de 493 milhões de usuários ativos espalhados por 15 países (Pavlo Gonchar/Getty Images)

share
China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 19h03.

Durante o 3º Fórum da Cúpula de Cooperação Internacional “Cinturão e Rota”, realizado em Pequim, nos dias 17 a 18 de outubro, a DiDi assinou um acordo de cooperação com parceiros brasileiros nas áreas de mobilidade verde e pagamento digital.

Na Conferência de Empresários do “Cinturão e Rota” realizada durante o Fórum, a DiDi e a subsidiária brasileira da BYD, a empresa brasileira de leasing e locação de carros Dahruj e o provedor brasileiro de serviços de gerenciamento de frotas IturanMob, assinaram um projeto de internacionalização para veículos elétricos nacionais chineses. O objetivo é promover a popularização e a aplicação de veículos elétricos nacionais da China no Brasil e para impulsionar a mobilidade verde. Atualmente, a plataforma de mobilidade da DiDi no Brasil opera a maior frota de carros elétricos no país.

Esse projeto é uma das mais recentes iniciativas da “Aliança Brasileira de Mobilidade Sustentável” liderada pela DiDi no Brasil, que promoverá a popularização de veículos de nova energia e a eletrificação de viagens via aplicativos de mobilidade no Brasil.

A aliança está trabalhando em conjunto para promover a popularização de novos veículos de energia e a eletrificação de veículos de rede no Brasil e para promover o desenvolvimento do transporte sustentável. As empresas envolvidas planejam aumentar a taxa de penetração de novos veículos de energia limpa de cerca de 2% atualmente para 10% até 2025 e construir 10.000 novas estações de recarga públicas no Brasil. A subsidiária brasileira da BYD aderiu à aliança em julho de 2022. O número de membros da aliança agora é de 12.

No Fórum de Alto Nível sobre Economia Digital realizado durante o fórum, a DiDi também participou da cerimônia de troca de textos e de resoluções sobre os resultados da cooperação pragmática entre empresas e assinou um contrato com a empresa brasileira de fintech BePay para a aquisição de 100% de seu capital. Por meio da cooperação, os dois lados fornecerão serviços seguros de pagamento on-line para usuários brasileiros, promoverão a popularidade do pagamento móvel no Brasil e ajudarão no desenvolvimento da economia digital local.

Estratégia de internacionalização

Desde a aquisição da plataforma de transporte individual e mobilidade brasileira 99 no início de 2018, a DiDi lançou oficialmente sua estratégia de internacionalização, acelerando o layout de seus negócios internacionais em torno dos países e regiões onde o “Cinturão e Rota” está sendo construído, combinando a experiência chinesa com as necessidades reais dos mercados estrangeiros, fornecendo produtos e serviços localizados distintos para o mercado estrangeiro e participando ativamente da concorrência internacional.

Atualmente, os negócios internacionais da DiDi abrangem 14 países na América Latina, Ásia-Pacífico e África, incluindo Brasil, México, Argentina, Peru, Equador, Chile, Panamá, República Dominicana, Colômbia e Costa Rica, e fornece serviços diversificados para o mercado local, principalmente viagens individuais e mobilidade, incluindo entregas delivery e finanças. A DiDi atende no mundo todo anualmente cerca de 80 milhões de usuários, conta com mais de 3,2 milhões de motoristas e mais de 450.000 entregadores por motocicletas e bicicletas.

Acompanhe tudo sobre:Didi Chuxing99taxisDeliveryChina

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos