Tecnologia

De Fortnite a Mario Bros: as novidades da E3, a maior feira de games

Evento deve reunir pelo menos 65.000 pessoas em Los Angeles, Califórnia. Grandes fabricantes como Sony, Microsoft e Nintendo fazem importantes lançamentos

E3: maior feira de games do mundo começa nesta terça-feira em Los Angeles, mas os anúncios dos principais jogos do ano estão acontecendo desde sábado  (Christian Petersen/Getty Images)

E3: maior feira de games do mundo começa nesta terça-feira em Los Angeles, mas os anúncios dos principais jogos do ano estão acontecendo desde sábado (Christian Petersen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2018 às 05h43.

Última atualização em 12 de junho de 2018 às 06h59.

Começa, oficialmente, nesta terça-feira, a Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, a maior feira de videogames e jogos eletrônicos do mundo, que deve reunir pelo menos 65.000 pessoas em Los Angeles na Califórnia. Extra-oficialmente acontecendo desde sábado, é nessa convenção que grandes fabricantes como Sony, Microsoft e Nintendo aproveitam para fazer os maiores e mais importantes lançamentos de títulos e novidades em consoles do ano. E justamente essas empresas vão brigar pela atenção do público nesse mercado.

A gigante de software Microsoft, que fabrica a plataforma Xbox One, anunciou em sua conferência o lançamento de 50 jogos — 18 deles exclusivos para seu próprio console. Entre os títulos lançados, estão continuações de jogos conhecidos como Halo e Gears of War, franquias importantes para a companhia.

É a maneira que a Microsoft encontrou para competir com a Sony, campeã de venda de consoles, que vende dois PlayStation 4 (PS4) para cada um Xbox One vendido no mundo. A Microsoft não divulga as vendas anuais de seus videogames, mas a Sony vendeu 73,6 milhões de unidades do PS4, desde o lançamento em 2013 até o final do ano passado.

Mas as companhias sabem que, hoje, o mercado de videogame está além de vender aparelhos e jogos. Serviços digitais, downloads e vendas dentro do jogo começaram a se tornar uma grande fonte de renda para as empresas. A Microsoft por exemplo anunciou um aumento de 18% no faturamento de seus jogos no primeiro trimestre do ano, para 2,3 bilhões de dólares. A Xbox Live, comunidade de jogadores online na companhia, já tem 59 milhões de usuários ativos mensais, uma alta de 13% no último ano.

Entre os responsáveis pelo crescimento na plataforma da Microsoft está o Fortnite, jogo de sobrevivência que é febre mundial e angariou mais de 40 milhões de jogadores desde o seu lançamento — o game é gratuito, mas vende itens colecionáveis e pode ser jogado pelo Xbox One.

Hoje, a Nintendo anuncia uma versão do tradicional jogo Super Mario Bros. para a plataforma Switch, além de trazer também o Fortnite para surfar na popularidade do jogo do momento. A feira segue até o dia 14. Suas novidades vão mostrar o que os aficionados por games jogarão nos próximos 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCalifórniaE3Exame HojeJogosJogos onlineMicrosoftNintendoPlayStationSonyXbox

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos