Tecnologia

Comércio eletrônico tem recorde de reclamações após fusão

Dezembro, mês que consolidou a união de Submarino, Americanas.com e Shoptime representou 44,8% das reclamações do ano todo de 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 18h44.

A consolidação das lojas virtuais Americanas.com, Submarino e Shoptime em uma única empresa, a B2W, no final do ano passado parece não ter agradado aos consumidores. Segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), só em dezembro, mês em que a operação foi efetivada, foram registradas 44,8% das reclamações do ano todo.

De acordo com o levantamento, apresentado nesta sexta-feira (14/03), em 2007 foram 453 queixas envolvendo empresas de comércio eletrônico. De janeiro a novembro o total chegou a 250 - uma média de 22,72 reclamações mensais. Só em dezembro foram 203.

No ano, as reclamações somadas de Submarino, Shoptime e Americanas.com somaram 136. Desse total, 70 não foram atendidas. "As principais reclamações envolvem o descumprimento de prazos e entrega de produtos diferentes dos pedidos", diz Evandro Zuliani, diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP.

De acordo com o executivo, diante do grande volume de reclamações, a diretoria de fiscalização do Procon-SP foi acionada e foi aplicado um auto de infração ao grupo B2W, que poderá ser multado após o término do processo investigativo do Procon-SP.

Em nota, a B2W explicou que teve um crescimento expressivo em 2007 e que investe "constantemente" na melhoria de seus processos de atendimento. "Enquanto houver uma reclamação, vamos nos mobilizar para solucionar a questão o mais rápido possível, identificar onde falhamos e, com isso, evitar que o quadro se repita", afirmou a empresa.

Ranking de produtos

Entre as empresas mais reclamadas dentro do segmento de produtos de consumo, a campeã foi a Benq, que produz os celulares Siemens, com 744 reclamações - 522 delas não atendidas. Na seqüência apareceram Mitsubishi, Motorola e LG Electronics.

Pela primeira vez, uma das empresas que figurou nesse ranking foi a Positivo Informática, ocupando a 19ª posição. O destaque negativo ficou principalmente por conta do grande volume de queixas não resolvidas: 32 das 67 contabilizadas.

Acompanhe tudo sobre:AmericanasAtendimento a clientesB2WComércioe-commerceEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas de internetgestao-de-negocioslojas-onlineShoptimeSubmarino (loja)Varejo

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos