Tecnologia

Clubhouse no Android? Criminosos criam aplicativo falso para roubar dados

Aplicativo ainda não está disponível para Android e versão falsa foi criada somente para roubar senhas dos usuários

Clubhouse: aplicativo se transformou em isca com versão falsa para roubar dados (Florian Gaertner/Photothek/Getty Images)

Clubhouse: aplicativo se transformou em isca com versão falsa para roubar dados (Florian Gaertner/Photothek/Getty Images)

share
RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 25 de março de 2021 às 10h51.

Um novo golpe está ameaçando a segurança digital de usuários que utilizam o sistema operacional Android e estão ansiosos pelo Clubhouse. Aplicativo do momento e disponível somente para iPhone, o programa ganhou uma cópia capaz de infectar e roubar dados dos smartphones.

A ameaça foi identificada recentemente pela empresa de segurança digital Eset. O golpe consiste em enganar usuários com um site falso e que estaria disponibilizando a versão do aplicativo da rede social de áudios para smartphones Android.

O site falso utiliza o mesmo endereço do original “joinclubhouse”, mas com uma terminação diferente. Em vez do tradicional “.com”, a URL ganha o sufixo “.mobi”. Na página falsa, há um ícone com o logo da Google Play, a loja de apps do Android e que permite iniciar o download – não faça isso.

De acordo com a Eset, tudo o que o usuário fará é instalar um trojan no smartphone. Este arquivo vai silenciosamente monitorar tudo o que é digitado no aparelho. Ou seja, todas as senhas e mensagens estarão sendo coletadas pelos criminosos.

Caso alguém já tenha sido vítima da farsa, o mais recomendado é formatar o smartphone e realizar a troca de todas as senhas utilizando um terminal seguro. Um dos sinais de que o smartphone pode estar infectado com o vírus é uma notificação que solicita a habilitação de serviços de acessibilidade.

Febre nos últimos meses, o Clubhouse ainda não conta com uma versão para Android. O cofundador e CEO da empresa, Paul Davison, afirmou recentemente que o aplicativo pode ser lançado para Android nos próximos meses, mais especificamente durante o verão nos Estados Unidos (entre junho e agosto).

Acompanhe tudo sobre:AndroidClubhouse (rede social)Hackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos