Tecnologia

Carro do Google poderá entender sinais de ciclistas

Os carros autônomos do Google serão capazes de reconhecer sinais feitos por ciclistas, ajudando o veículo a desviar deles, segundo a empresa


	Carro do Google: sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares
 (Reprodução/YouTube)

Carro do Google: sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2015 às 07h32.

Os carros autônomos do Google, desenvolvidos pela empresa desde 2005, serão capazes de reconhecer sinais feitos por ciclistas, ajudando o veículo a desviar deles.

O anúncio demonstra o progresso no sistema de navegação do automóvel, que identifica pessoas, animais e objetos a fim de evitar acidentes na via.

O sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares que garantem uma navegação segura.

Exemplo disso é a capacidade que o sistema tem de reconhecer movimentos – como sinais das mãos – dos ciclistas e de agir de acordo com a situação, seja reduzindo a velocidade ou desviando.

Para realizar essa proeza tecnológica, os algoritmos do programa embarcado no veículo medem a distância da cabeça até o braço do ciclista.

Assim, quando ele está com o braço voltado para o guidão da bicicleta, o sensor define o movimento como normal, diferente do momento em que o braço se move para o lado, diminuindo a distância entre os membros.

Há um ano, a gigante californiana anunciou a mais recente atualização nos carros autônomos.

Desde então, a equipe envolvida com o projeto tem se focado na melhoria do desempenho do sistema. Inicialmente, o Google concentrou os testes em rodovias.

Agora, eles passaram para as ruas da cidade de Mountain View, nos Estados Unidos, onde está localizado o campus da companhia.

A decisão de direcionar a experiências para vias de bairro foi para aprimorar o sistema operacional dos automóveis aos obstáculos do trânsito cotidiano.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos