Tecnologia

Carro da Mercedes-Benz muda de design em altas velocidades

Recém-mostrado pela Mercedes-Benz, o Concept IAA muda de design acima de 80 km/h para melhorar a aerodinâmica

Concept IAA: carro muda de design em altas velocidades (Divulgação/Daimler)

Concept IAA: carro muda de design em altas velocidades (Divulgação/Daimler)

share
Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 14h28.

São Paulo – Em aquecimento para a Frankfurt Motor Show, na Alemanha, a Mercedes-Benz mostrou um novo conceito de carro. Ele é o Concept IAA (sigla que quer dizer aerodinâmica automotiva inteligente", em inglês).

A grande surpresa do carro é que ele é capaz de mudar de design para lidar melhor com a resistência do ar. Essa mudança acontece quando o motorista pressiona um botão, ou então, de forma automática, assim que o carro atinge 80 quilômetros por hora.

Para que a mudança aconteça, uma série de placas móveis foram instaladas no carro. No momento da mudança, elas se deslocam modificando o design original do carro -- ele fica um pouco mais alongado e ganha 390 milímetros de comprimento.

Os cientistas da Mercedes-Benz usaram um milhão de horas de processamento em computadores para chegar ao melhor desenho aerodinâmico. Os cálculos analisavam 300 variantes possível.

Com todas essas mudanças, a Mercedes-Benz afirma que o carro vira um campeão da aerodinâmica. Ele terá um sistema híbrido de propulsão – misturando queima de combustível com energia elétrica.

Como qualquer carro conceito, o Concept IAA não será vendido por enquanto. A empresa afirma que o modelo e as pesquisas relacionadas servirão como inspiração para gerações futuras de automóveis da marca.

Veja abaixo um vídeo mostrando o Concept IAA:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosCarros high techEmpresasEmpresas alemãsFrankfurtFrankfurt Motor ShowMercedes-BenzMontadorasSalões de automóveisVeículos

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos