Tecnologia

Caixa de som JBL Pulse

A caixa de som JBL Pulse tem conexão Bluetooth para reproduzir músicas de computadores, smartphones ou tablets. Seu diferencial são as lâmpadas LED que estão em seu corpo. De acordo com a dinâmica da música, as luzes de acendem e mudam de cor, o que pode dar um clima de “balada” para a sua festa […]

share
DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 20h20.

logo-infolab

A caixa de som JBL Pulse tem conexão Bluetooth para reproduzir músicas de computadores, smartphones ou tablets. Seu diferencial são as lâmpadas LED que estão em seu corpo. De acordo com a dinâmica da música, as luzes de acendem e mudam de cor, o que pode dar um clima de “balada” para a sua festa em casa.

Para o rápido pareamento Bluetooth, a JBL Pulse conta com a tecnologia NFC (comunicação por proximidade). Com isso, basta aproximar o seu dispositivo da caixa de som para que a conexão seja feita. Outra forma de uso é a tradicional por um cabo P2.

[Conheça o método do INFOlab]

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/cbb51844e368ea37e2e794b2e249a61b

Design

O design da JBL Pulse é simples, porém agradável. Há uma grade metálica, atrás da qual ficam as luzes LED, e as laterais são revestidas com tinta emborrachada.

Em um dos lados está o símbolo NFC para pareamento Bluetooth (tap to pair), enquanto no outro estão os controles dos 64 LEDs RGB, que são os responsáveis por criar o efeito luminoso do produto. Há um botão dedicado para alternar entre 6 modos de pulsação , que são chamados de rainbow, equalizer, club, chill, fog e desligado. Há também como regular a cor principal e a intensidade do brilho.

Na parte de baixo do produto (quando na horizontal), ficam os conectores P2 e microUSB. O aparelho emite avisos sonoros e visuais quando liga, desliga e também quando inicia a conexão Bluetooth — neste último caso, há uma sequência de bipes, parecendo um sonar.

Algo que faz falta é apenas um microfone para que o produto pudesse ser usado para atender ligações recebidas no smartphone quado os aparelhos estiverem conectados por Bluetooth.

Som

O ponto mais importante de uma caixa de som é, obviamente, a sua qualidade de áudio. Nesse ponto, a JBL Pulse se sai bem. Apesar de não ter um subwoofer, as frequências graves têm boa reprodução, assim como as médias.

A potência total do aparelho é de 12 watts, que vêm de duas caixas de 6 watts cada. Segundo análise do INFOlab, parte do sucesso está nos drivers de 40 milímetros e, principalmente, na caixa acústica interna dedicada aos sons graves. Com isso, é possível colocar para tocar músicas mais pesadas, como eletrônica, hip hop e até mesmo heavy metal. Entretanto, os sons agudos não têm um desempenho cristalino, como se espera de uma caixa de som.

Há também aplicativos para smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. É possível acessar os controles da caixa de som e sincronizar as luzes com as batidas da música por meio do app chamado JBL Music. São três velocidades: lento, moderado e rápido.

Bateria

Os resultados de autonomia de uso por P2 e por Bluetooth foram próximos nos testes de bateria. O primeiro foi de aproximadamente 5h, enquanto no segundo caso a reprodução de músicas continuamente durou  4h. É uma boa marca, embora não seja a melhor da categoria.

Vale a pena?

A JBL Pulse é um produto interessante para quem gosta de ouvir músicas em casa ou quer uma caixa de som portátil para levar para a casa de amigos. As animações com as luzes LED tornam o aparelho divertido, especialmente se usado em um ambiente escuro. Outro ponto em que a Pulse se diferencia é a possibilidade de integração com as lâmpadas inteligentes Philips Hue. Quando conectadas por meio de um aplicativo, a sincronia de iluminação permite que todo o local se transforme em uma festa, com luzes piscando no ritmo da música. Ou seja, a Pulse vale a pena para quem quer fazer pequenas festas ou eventos musicais. Contudo, o valor de 899 reais é um tanto alto para a pouca potência sonora do produto.

Ficha técnica

Potência total (W / RMS)12 (2 x 6)
PadrãoEstéreo
Bateria4h02min (Bluetooth) e 5h03min (modo P2)
ConexõesNFC, Bluetooth e P2
Dimensões (L x A x P, cm)18,2 x 7,9 x 7,9
Peso510g

Avaliação técnica

PrósBluetooth, NFC, design, cobertura com LEDs personalizáveis
ContrasNão tem microfone para função de viva-voz
ConclusãoCaixa de som ótima para pequenas festas, visto que seus LEDs têm diversos padrões de iluminação
Áudio7,8
Usabilidade8,0
Design8,5
Conexões7,5
Média8.0
PreçoR$ 899
Acompanhe tudo sobre:BluetoothDispositivos de SomHarman KardonInfolabJBLMúsicaReviewsReviews INFOSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos