Tecnologia

Bose CineMate 1 SR

Avaliação de Airton Lopes / Falta de espaço não é desculpa para ficar sem imagem e som de cinema em salas e quartos mais apertados. Assim como as TVs fininhas, as soundbars, sistemas de áudio em forma de barra capazes de substituir o home theater, podem ser fixadas na parede. Além de permitir o melhor […]

share
DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Falta de espaço não é desculpa para ficar sem imagem e som de cinema em salas e quartos mais apertados. Assim como as TVs fininhas, as soundbars, sistemas de áudio em forma de barra capazes de substituir o home theater, podem ser fixadas na parede. Além de permitir o melhor aproveitamento do espaço e dar um toque de sofisticação à decoração, a CineMate 1 SR capricha no som. O modelo vem com um poderoso subwoofer que faz o chão tremer. Nos testes do INFOlab, o som da soundbar preencheu muito bem o ambiente. Mesmo não sendo a sua principal virtude, apresentou uma boa distribuição espacial com trilhas de filmes em 5.1 canais. O seu ponto alto é a fidelidade sonora, com graves encorpados e definidos. Agudos limpos ressaltam o bom detalhamento. Como não tem leitor de Blu-ray, porta USB, dock para iPhone ou Wi-Fi, a soundbar depende de um player, se o usuário não quiser curtir com um sonzão apenas a programação da TV.

Avaliação de Lucas Massao / Os espaços apertados já foram empecilhos para quem gosta de um som potente. E não há duvida que home theaters produzem um som de qualidade, mas acabam formando um emaranhado de fios. Pensando em quem gosta de som e não quer abrir mão do espaço, a Bose lança o CineMate 1 R, uma soundbar elegante e fácil de usar.

Potencia e beleza

A soundbar acompanha um subwoofer que faz, literalmente, o chão tremer.  Ligado por conexão wireless, o Acoustimass, como é chamado pela empresa, tem a missão de fazer a ambientação sonora com cinco alto-falantes.

Existem duas opções para se realizar a instalação. Ao ligar o soundbar na saída óptica da sua TV, o aparelho reproduz todos os sons conectados a ela. Outra maneira é utilizar as conexões óptica, coaxial ou RCA do seu blu Ray, laptop ou console. Por não ter conexão HDMI, os aparelhos também devem ser conectados à saída de vídeo da TV.

Versatilidade

O cinemate 1 SR possui um bom potencial de adaptação em vários aspectos. Sendo o primeiro deles a instalação.  Quando os dois modos de se instalar estão sendo usados, o aparelho faz uso da tecnologia Smartsource e seleciona a fonte de vídeo que possui a melhor qualidade de áudio.  Outra ferramenta utilizada é o ADAPTiQ. Ela ajusta a performance dos speakers de acordo com a acústica do ambiente, te poupando do trabalho de arrumar a sua sala para ter o melhor som. Com graves de boa definição e agudos limpos, a soundbar conseguiu preencher muito bem o espaço durante as reproduções de trilhas de filmes em 5.1 canais.

Considerações finais

A qualidade de som do Cinemate 1 R é bem superior do que a maioria dos hometheaters vendidos no Brasil. O que poderia ser implementado é a capacidade de conectar outros aparelhos já que ele não possui leitor de blu Ray, porta USB, dock para iphone ou Wi-fi. Você pode adquirir esse kit de som potente e design refinado pela quantia de 10,599 reais, preço alto para o nosso mercado.

Ficha técnica

Potêncianão divulgada
Entradas2 áudio óptica, 2 coaxial, 1 RCA estéreo
Peso3,5 Kg (Soundbar), 6,2 Kg (Subwoofer)

Avaliação técnica

PrósQualidade de áudio, subwoofer ativo e wireless, facilidade de uso e instalação.
ContrasNão reproduz Blu-ray, não possui HDMI,USB,Wi-fi ou display.
ConclusãoA falta de conexões e o preço são problemas de um equipamento com versatilidade e som potente.
Áudio 8,4
Conexões 6,5
Design 8
Média8.0
PreçoR$ 10.599
Acompanhe tudo sobre:BoseDispositivos de Som

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos