Tecnologia

Bilionários doam US$ 20 mi para proteger humanidade de robôs

Fundadores do LinkedIn e do eBay deram US$ 10 mi cada um para um fundo que financia pesquisas de ética e responsabilidade no desenvolvimento de IA

Reid Hoffman: cofundador do LinkedIn doou 10 milhões de dólares a instituição (Miguel Villagran/AFP)

Reid Hoffman: cofundador do LinkedIn doou 10 milhões de dólares a instituição (Miguel Villagran/AFP)

share
Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 12h06.

São Paulo – Fundadores do eBay e do LinkedIn estão doando 20 milhões de dólares para proteger a sociedade de eventuais ameaças de robôs e inteligência artificial.

Reid Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn, e Pierre Omidyar, fundador do eBay, doaram, cada um, 10 milhões de dólares ao Fundo de Ética e Governança de Inteligência Artificial.

O fundo irá repassar o dinheiro a cientistas que trabalhem em pesquisas relacionadas ao campo de ética e prevenção de ameaças vindas de robôs e IA.

Apesar de parecer assunto de ficção científica, o assunto já foi abordado de forma séria. Entre aqueles que alertam contra possíveis ameaças de robôs estão o físico Stephen Hawking e Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX.

Além das duas doações, o grupo ainda recebeu mais 5 milhões de dólares da Knight Foundation, um milhão de dólares da William and Flora Hewlett Foundation (criada por um dos fundadores da HP) e outro milhão de dólares doado por Jim Pallotta, fundador do Raptor Group.

Todos os 27 milhões de dólares serão administrados por uma parceria entre o Media Lab, órgão do MIT, e pelo Berkman Klein Center for Internet and Society, centro social de Harvard.

“Decisões tomadas por inteligência artificial podem influenciar muitos aspectos de nosso mundo—educação, transporte, saúde, justiça e economia—apesar de os dados por trás dessas decisões serem invisíveis”, disse Hoffman.

O dinheiro não tem destino certo, por ora. Ele deve ser aplicado em pesquisas relacionadas a ética e responsabilidade no desenvolvimento de inteligência artificial.

Acompanhe tudo sobre:eBayHarvardInteligência artificialLinkedInMITRobôs

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos