Tecnologia

Banda larga deverá atingir 75% da América Latina até 2015

São Paulo - A penetração da banda larga fixa e móvel nos domicílios e nas pequenas e médias empresas da América Latina deverá atingir uma representatividade de 75% até 2015, segundo meta divulgada nesta segunda-feira, 21, pela Associação Ibero-Americano de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET). "É uma meta ambiciosa, que será puxada […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A penetração da banda larga fixa e móvel nos domicílios e nas pequenas e médias empresas da América Latina deverá atingir uma representatividade de 75% até 2015, segundo meta divulgada nesta segunda-feira, 21, pela Associação Ibero-Americano de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET).

"É uma meta ambiciosa, que será puxada pelos investimentos privados em países como Brasil, Argentina, Colômbia e México", afirmou o secretário geral da AHCIET, Francisco Gómez Alamillo, após participar de palestra no primeiro Fórum Ibero-Americano para o Desenvolvimento da Banda Larga, em São Paulo.

Segundo ele, a penetração atual da banda larga fixa na América Latina está na faixa de 22% a 24%. Para os próximos cinco anos, porém, será a banda larga móvel a principal responsável pelo avanço da penetração nos lares e nas empresas latino-americanas. "Com os altos custos da fibra ótica, a banda larga móvel é uma opção mais barata", disse. Na avaliação de Alamillo, o papel dos governos para atingir a meta será por meio de políticas agressivas de estímulo ao investimento privado em banda larga.

O diretor de Pesquisa de Estratégia do Columbia Institute for Tele-Information e professor na Columbia Bussiness School, Raul Katz, estima que os investimentos privados no Brasil, apenas em acesso à banda larga, deverão somar até 2015 um valor aproximado de US$ 9,8 bilhões. "Esses investimentos são possíveis, em razão do retorno garantido", afirmou. Segundo ele, eventos como a Copa do Mundo em 2014 e os jogos Olímpicos em 2016 vão puxar os aportes na expansão da banda larga brasileira.

Katz ressaltou que a previsão de 75% da penetração da banda larga na América Latina até 2015 está baseada em um avanço médio anual de 37%. Nos últimos cinco anos, por exemplo, o crescimento médio ficou na faixa dos 30% nos países latino-americanos. Atualmente, a penetração da banda larga fixa no Brasil é de aproximadamente 19%, porcentual inferior ao do Chile e da Argentina, que estão na faixa dos 30%, afirma Katz.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaInternet

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos