Tecnologia

Baidu vai usar Microsoft para prover buscas em inglês

A empresa detinha 76% do mercado chinês de buscas no primeiro trimestre de 2011, de acordo com dados da Analysis International

Nova parceria, que deve ser acionada este ano, reforça a cooperação já existente entre Baidu e Bing nas plataformas móveis e em retornos de buscas (Divulgação)

Nova parceria, que deve ser acionada este ano, reforça a cooperação já existente entre Baidu e Bing nas plataformas móveis e em retornos de buscas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 13h27.

Xangai - A Baidu, que controla três quartos do mercado chinês de buscas, assinou contrato com o serviço de buscas Bing, da Microsoft, para que este ofereça buscas em inglês aos seus usuários. A empresa quer se expandir no exterior, e a Microsoft deseja ampliar sua presença no maior mercado mundial de Internet.

A Baidu domina o mercado chinês de buscas desde a retirada do Google, no ano passado, depois de uma disputa ruidosa com Pequim em função da censura.

A parceria permitirá que termos de busca digitados em inglês no site da Baidu ativem automaticamente o Bing, cujos retornos serão apresentados nas páginas da Baidu, anunciou a empresa chinesa em comunicado nesta segunda-feira.

Analistas afirmaram que a parceria permitiria que o Bing conquiste mais acesso aos 450 milhões de internautas chineses e prejudicara; ainda mais os negócios do Google no país.

"A cooperação entre a Baidu e a Microsoft reforçará ainda mais o domínio da Baidu no mercado chinês de buscas e tornará mais difíceis os negócios do Google no país", disse Dong Xu, analista da Analysis International.

A Baidu detinha 76 por cento do mercado chinês de buscas no primeiro trimestre de 2011, de acordo com dados da Analysis International. A participação do Bing é ínfima e a do Google é de quase 20 por cento.

A nova parceria, que deve ser acionada este ano, reforça a cooperação já existente entre Baidu e Bing nas plataformas móveis e em retornos de buscas, disse Kaiser Kuo, porta-voz da Baidu.

Representantes da Microsoft não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.


Com penetração de Internet de cerca de 30 por cento e uma falta de usuários sofisticados fora das grandes cidades chinesas, o potencial de crescimento da Internet na China é imenso, segundo os analistas.

Alguns deles mostram ceticismo, no entanto, quanto ao volume de demanda por buscas em inglês na Baidu.

"É um bom acordo, mas creio que o impacto será mínimo para a Baidu. Não imagino que muitas buscas em inglês aconteçam em seu site. Essas buscas tenderão a ocorrer no Google", disse Wallace Cheung, analista do Credit Suisse em Hong Kong.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBaiduBuscaChinaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInglêsInternetMicrosoftSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos